Delcineide Maria Ferreira Segadilha
Título
ESCOLA MODELO BENEDITO LEITE NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM SÃO LUÍS-MA: conversando sobre método
Resumo
Inserido na temática, Métodos e práticas de ensino, o presente artigo apresenta resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar a organização do método de ensino utilizado pela Escola Modelo Benedito Leite, quando de sua implementação em São Luís do Maranhão no período de 1900 a 1911, para responder ao problema: como ocorreu a organização do método de ensino no estabelecimento da Escola Modelo Benedito Leite em São Luís-Ma no início do século XX (1900-1911)? Situa-se na dimensão História Cultural; domínio da História da Educação; campo temático métodos e práticas de ensino; abordagem qualitativa de tipo documental. Quanto aos procedimentos de constituição dos dados empíricos, utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental. Na bibliográfica, tomamos como principal referência o livro O mestre e a escola de Antonio Barbosa de Godóis (1910); Souza (1998); Frago (2000). Em relação à documental, examinamos correspondências da direção da Escola Modelo Benedito Leite para os governadores do Estado do Maranhão. Como resultados, verificamos que a Escola Modelo Benedito foi a instituição executora da introdução do método de ensino intuitivo, no âmbito da educação pública, em São Luís-Ma, mediada pelas ações de Antonio Barbosa de Godóis. Ambos constituíram-se vetores desse processo, aliados a outras situações de interações constitutivas de subjetividades coletivas que se concretizavam nas posturas e práticas construtoras do novo fazer pedagógico em cena. Uma forma escolar de relações sociais, a forma social, constitutiva do que se pode chamar uma relação escritural-escolar com a linguagem e com o mundo. Na prática, as escolas modelo realizavam a difusão desse mecanismo, reconhecendo-se as resistências, conformadoras das culturas escolares. O método intuitivo representou mais que uma simples metodologia, mas uma redefinição cultural no campo pedagógico do cenário educacional brasileiro. Representou a institucionalização de outras acepções sobre formas e modos de conceber a aprendizagem e consequente organização do ensino, ou seja, a síntese de algumas mudanças culturais que se fortaleceram no século XIX – concepção de infância, a difusão da ciência como forma de pensamento e o processo de racionalização do ensino.
Palavras-chave
Método intuitivo de ensino. Escola Modelo Benedito Leite. Antonio Barbosa de Godóis
Resumo
ESCOLA MODELO BENEDITO LEITE NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM SÃO LUÍS-MA: conversando sobre método
Título
Delcineide Maria Ferreira Segadilha