Linda Sarah Bandeira Medeiros
Título
TEORIA PSICOSSEXUAL DE FREUD PARA RESOLVER PROBLEMAS EM SALA DE AULA.
Resumo
O lugar da sala de aula constitui um encontro de vários sujeitos sociais e é um meio de grande importância para o desenvolvimento das relações afetivas da criança com os adultos, assim como também com outras crianças. A criança quando se depara à escola, traz consigo uma bagagem de costumes vividos a partir de um relacionamento familiar, expressando de forma inconsciente toda sua história, desejos, frustações e traumas. Quando de alguma forma uma criança verbaliza ou expressa algo negativo no âmbito escolar é responsabilidade do educador juntamente com a instituição observar e buscar uma explicação para a causa desse problema negativo dentro do âmbito escolar e através de atividades e diálogo o mesmo conseguir solucionar juntamente com os responsáveis da criança. Para que isso ocorra o professor precisa de uma compreensão profunda sobre a criança, para essa compreensão é necessário que o professor não mantenha os alunos submetidos em uma relação autoritária. Deve haver uma relação professor-aluno onde todas as práticas atendam suas necessidades de professor e as dos alunos como sujeitos em desenvolvimento constante. Através da teoria psicossexual de Freud medos e traumas podem afetar o desempenho intelectual, a criatividade e a capacidade de sentir prazer pelas atividades como: fazer esportes, estudar e constituir amizades. O professor deve ter a sensibilidade de diagnosticar um problema pela dificuldade que a criança está apresentando em se integrar e de se adaptar com as demais crianças, de produzir, se envolver em atividades e estudos em sala de aula. Através da Teoria Psicossexual o (a) pedagogo (a) vai observar os períodos e analisar cada um deles na busca para resolver na prática os problemas em sala de aula, fazendo com que a criança se desenvolva e consiga se integrar no âmbito escolar através das práticas pedagógicas e a Teoria Psicossexual de Freud. Evitando que a criança entre num processo de regressão e não alcance as demais crianças. “Nossos corpos são nossos jardins e nossas vontades são jardineiros...” (William Shakespeare - Otelo, o Mouro de Veneza, 1603). Que todo profissional da área da educação venha ter sensibilidade para atuar em sala de aula intervindo em quaisquer situações de dificuldade e traumas que a criança esteja expressando em sala de aula. Que o desejo de cada educador seja cultivar o ensino com comprometimento, amor e compaixão. Que cada criança seja jardim de jardineiros cuidadosos, zelosos e que assim elas venham colher os frutos desse cultivo bem feito.
Palavras-chave
Professor-aluno. Diálogo e sensibilidade
Resumo
TEORIA PSICOSSEXUAL DE FREUD PARA RESOLVER PROBLEMAS EM SALA DE AULA.
Título
Linda Sarah Bandeira Medeiros