M_da_S_S__B_F_S_B.pdf
Título
A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 4º E 5º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A CULTURA INDÍGENA: analisando olhares
Autor (es)
Milena da Silva Santos | Brena Freitas Santos Borges
Resumo
A diversidade cultural brasileira apresenta características indígenas desde as primeiras formações de sociedade, o que evidencia a importância de se conhecer os traços da cultura indígena, como apropriação da história que transita do passado e presente, isto pode ser analisado principalmente nas escolas, em que a cultura indígena é pouca estudada e compreendida nos seus diversos aspectos .Assim, O presente artigo tem como tema a percepção de alunos do 4º e 5º ano de escolas públicas da rede municipal de ensino sobre a cultura indígena: analisando olhares, tendo como objetivo a reflexão sobre os traços da cultura indígena no espaço escolar e identificar por meio dos relatos dos alunos a sua compreensão sobre a cultura indígena, buscando neste espaço reconhecimento e uma maior valorização da cultura indígena brasileira. A pesquisa proporcionou uma reflexão da realidade de uma sala de aula envolvendo o ensino da história e cultura indígena, e com orientações previamente adquiridas na universidade, pôde-se realizar um trabalho de resgate e valorização a essa cultura vista muitas vezes de maneira equivocada. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com uma abordagem qualitativa envolvendo professores e alunos das escolas. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram observação do ambiente escolar, aulas expositivas com oficinas, e análise de produções textuais e desenhos feitos pelos alunos nas oficinas. Esse artigo foi dividido em duas partes: traços da cultura indígena no espaço escolar e percepção de alunos sobre a cultura indígena. Para fundamentar o trabalho utilizamos algumas obras de Freire (2000), Graúna (2003) e Ribeiro (2001). Povos indígenas e sua formação cultural no ambiente escolar, partindo de diálogos e percepções de alunos de escolas públicas. O desenvolvimento da temática nos proporcionou compreender o quanto as culturas indígenas são ignoradas em escolas, o que leva professores e alunos a idealizações e reproduções de um povo tido como atrasados na história.
Palavras-chave
Cultura indígena | Espaço escolar | Reflexão