E_W_F_P.pdf
Título
GESTÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO GOVERNO LULA: a agenda política e a formulação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)
Autor (es)
Edvan Wilson Ferreira Pinto
Resumo
A presente comunicação objetiva analisar o processo de gestão da política de educação para a modalidade de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvida durante o governo Lula (2003-2011) com a criação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Inicialmente o trabalho tem por proposta promover um resgate histórico do tema na agenda política brasileira, e em seguida contextualizar as transformações nas relações entre educação e trabalho no âmbito do processo de reestruturação do capital decorrente da crise do capital global e no Brasil a partir dos anos de 1990, e as implicações, os rebatimentos no processo de construção das políticas públicas no campo da educação de Jovens e adultos. O foco do trabalho está na compreensão do processo político, das contradições e conflitos na formação da agenda política (agenda setting) e na formulação do programa baseado nas escolhas dos agentes estatais para a resolução do problema do analfabetismo e da falta de qualificação entre jovens e adultos. Assim, queremos entender o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sancionado pelo governo federal através do Decreto nº5.840 de 2006, como parte estratégica da gestão e da política do governo federal de retomada da Educação de Jovens e Adultos como oferta compulsória do Estado por meio da Rede de Educação Profissional, com isso, demarcando uma outra compreensão acerca da modalidade, superando as propostas de alfabetização, resultado de toda uma mudança importante no processo de correlação de forças no cenário político brasileiro.
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos
|Políticas Públicas
|Gestão da Educação.
Title
E_W_F_P.pdf