V_C_S_M.pdf
Título
HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA DO COLÉGIO ANCHIETA DO MARANHÃO ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DE VELHAS PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO (1970 – 1973)
Autor (es)
HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA DO COLÉGIO ANCHIETA DO MARANHÃO ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DE VELHAS PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO (1970 – 1973)
Resumo
Esta comunicação é uma pesquisa em andamento que aborda a temática da História do Colégio Anchieta do Maranhão, no município de Pinheiro. Trabalho que desenvolvemos no âmbito de uma dissertação de mestrado, inserida dentro do campo da História da Educação, a partir de entrevistas narrativas com as professoras fundadoras do colégio, seguindo uma ordem temporal de 1970 a 1973. Para discutir a temática proposta, inicialmente serão analisadas a trajetória da pesquisa em história da educação no Brasil e as pesquisas sobre instituições escolares. Em seguida, será discutida a questão das fontes para pesquisas sobre o Colégio Anchieta do Maranhão: levantamento, organização, catalogação e análise dos documentos, por fim, será analisada a pesquisa no arquivo particular da Professora Maria Rita Lobato Gonçalves, uma das professoras fundadora do Colégio Anchieta com ênfase na importância dos arquivos escolares que acondicionam e organizam as fontes para esta pesquisa. Neste sentido, visando atender os objetivos da pesquisa elaboramos uma questão – problema: Em que medida o Colégio Anchieta do Maranhão contribuiu na constituição do campo educacional de Pinheiro – MA no período de 1970 a 1973? Nesse sentido o nosso objetivo foi analisar a trajetória do Colégio Anchieta do Maranhão no período de 1970 a 1973 e a sua contribuição educacional no município de Pinheiro – MA. Além disso, objetivamos também: Descrever o contexto histórico, a criação e a instalação do Colégio Anchieta do Maranhão no período estudado por esta dissertação; Compreender as trajetórias de professoras e administradoras deste Colégio; Identificar os saberes, currículos, disciplinas, livros, métodos e instrumentos de ensino que se desenvolveram no interior do Colégio Anchieta do Maranhão; Caracterizar as normas disciplinares e os eventos ocorridos no Colégio investigado. A fim de alcançar os objetivos explicitados dentro do recorte cronológico proposto, a pesquisa empregou duas naturezas de documentos: fontes impressas, orais (entrevistas) e fotografias que constituem o corpus desta pesquisa. Fontes primárias e secundárias constituem vigorosas ferramentas no desenvolvimento da pesquisa, como: bibliografia pertinente (livros, revistas, relatórios, folder); documentos do acervo escolar (atas, livros de matricula, atas, programas disciplinares); mapas, plantas; entrevistas, questionários. Tais fontes serão utilizadas e selecionadas em função dos objetivos do estudo
Palavras-chave
História
|Historiografia.
|Instituições Escolares.
Title
V_C_S_M.pdf