C_P_A__L_da_S_M__F_N_F_F.pdf
Título
O ENSINO DE CIÊNCIAS NO MÉDIO MEARIM: MOMENTO DE (RE) CONSTRUIR
Autor (es)
Carolina Pereira Aranha | Leiliane da Silva Mesquita
Resumo
O ensino de ciências no Brasil historicamente desconectado da realidade do aluno e inebriado de modismos educacionais e/ou políticas governamentais, permanece distante de um dos seus principais objetivos, formar cidadãos críticos, capazes de intervir no mundo que os cerca. No Maranhão a ausência de museus de ciências e reduzidas iniciativas de popularização da ciência, aliados aos baixos índices educacionais, como os apresentados no PISA de 2015, apontam a necessidade de se discutir o ensino de ciências buscando sua (re)construção. Conhecer a realidade do Maranhão e suas especificidades pode amparar a busca por novos caminhos. Este trabalho trata-se de um recorte do Projeto de Extensão “Aprender ciências para crescer: aperfeiçoamento do ensino de ciências em escolas públicas em municípios do programa mais IDH no estado do Maranhão”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), desenvolvido nos municípios de Satubinha-MA e São Roberto-MA. Este recorte tem por objetivo apresentar o panorama do ensino de ciências das três principais escolas públicas desses municípios, construído entre 2017 e 2018. Para a construção deste panorama foram realizadas caracterização dos espaços físicos das escolas, observações não participantes em sala de aula e aplicação de questionários com professores e alunos. Quanto ao espaço físico, as escolas, em quase sua totalidade, não apresentam laboratório de ciências e/ou de informática, o que não impede a prática de metodologias diferenciadas e ou contextualização do ensino de ciências, mas certamente as limita. Não há projetos governamentais voltados para o ensino de ciências e na maioria das escolas não são desenvolvidos projetos interdisciplinares, que explorem temas relevantes para os municípios, apesar de alguns professores relatarem o fazer em suas disciplinas. Os recursos didáticos disponíveis também são limitados, e a maioria dos professores utiliza, na maior parte do tempo, aula expositiva dialogada, mesmo assim, apresentaram-se dispostos a aprender e diversificar suas práticas, além de reconhecer a importância da contextualização do ensino e da adequação deste à realidade e ao ritmo do aluno. O entusiasmo destes professores e o fato da maior parte dos alunos ter afirmado gostar das aulas de ciência e considerar que os conhecimentos de ciências são importantes nos leva a crer que é possível (re)construir o ensino de ciências no Maranhão, mas é necessário, dentre outros elementos, aumentar as iniciativas relacionadas à formação continuada e fomentar debates no interior dos cursos de Licenciatura em Ciências (Física, Química e Biologia) e Pedagogia.
Palavras-chave
Ensino de ciências.
|Escolas públicas.
|Médio Mearim-MA
Title
C_P_A__L_da_S_M__F_N_F_F.pdf