J_C_O_de_M__A_C_B_R_A.pdf
Título
A EXPERIÊNCIA DE PESQUISA NO PIBIC SUPERIOR DO IFMA CAMPUS ALCÂNTARA NA RECUPERAÇÃO DA MEMÓRIA DA PROFESSORA-AUTORA HERCULANA SOUSA E DO LIVRO DIDÁTICO RESUMO DE HISTÓRIA DO BRAZIL (1868)
Autor (es)
Jeane Carla Oliveira de Melo
|Ana Caroline Brito Ribeiro Aranha
Resumo
A presente proposta de comunicação visa fazer um relato de experiência e discutir o papel da pesquisa e do fazer historiográfico nos institutos federais, levando em consideração as possibilidades da produção de conhecimento oportunizadas através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC. Trazemos como ponto de partida o desenvolvimento do projeto “História e memória da educação maranhense nos oitocentos: trajetos intelectuais da professora Herculana Firmina Vieira de Sousa (1855-1888)”, que buscou examinar aspectos da história e memória da educação maranhense por meio da reconstrução do percurso biográfico e da trajetória intelectual da educadora Herculana Sousa, contribuindo para uma maior visibilidade feminina na historiografia local e para o fortalecimento da pesquisa científica na área de Ciências Humanas nos IF´s. Houve, durante a pesquisa, a realização de um amplo levantamento de fontes nos jornais maranhenses do século XIX por meio da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional no que foi possível visualizar uma intensa atividade pública da professora Herculana, destacando-se como uma funcionária pública atuante do Império brasileiro, para além de sua já reconhecida atividade como professora, escritora de obras didáticas e diretora de colégio particular na vila de Cururupu. Apesar disso, encontramos em péssimas condições os arquivos e documentos com a história e memória da cidade. O memorialista Manoel Goulart, que empresta o nome a Biblioteca Pública já pontuou em seus escritos a pouca atenção dada a história da cidade. A atual situação do arquivo (com documentos da Câmara Municipal e da Biblioteca Pública) é de calamidade e negligência, predominando o descaso com a preservação da memória local, ponto este que dificultou e comprometeu os resultados da pesquisa.
Palavras-chave
Memória e Educação
|Século XIX
|Herculana de Sousa