PROEJA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: o que a história tem a dizer sobre as novas reformas?
Titulo
PROEJA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: o que a história tem a dizer sobre as novas reformas?
Autor (es)
Nathalia Rissane Costa Gomes
Resumo
Este estudo trata sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, enquanto uma política pública, instituído a partir do Decreto 5.840/2006 e delineado a partir do Documento Base (2007). A finalidade do Proeja é oferecer oportunidades educacionais aos jovens e adultos criando condições para o desenvolvimento integral do educando por meio de um currículo que integra a escolarização de jovens e adultos à formação profissional, considerando as particularidades e implicações dessa modalidade. Contudo, as políticas educacionais vivenciam novas reformas que implicam na efetivação deste currículo, como a Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2007), evidenciando práticas históricas de inflexões. O objetivo deste estudo é analisar o desenvolvimento do PROEJA frente a novas reformas, através de uma abordagem histórica e dialética, analisando-se as políticas educacionais adotadas em contexto histórico para compreensão das implicâncias das novas reformas. Para tanto, utiliza-se de fontes bibliográficas, como Kuenzer (2000), Ferreti (2018), Cunha (2017), Sandri (2017), Sácristan (2000), Ramos (2008), dentre outros, compreendendo, em sua particularidade, as categorias principais envolvidas nesse processo, como: o currículo integrado, formação profissional, políticas públicas, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos. Nesta fase da pesquisa, em andamento, os estudos desenvolvidos, tem revelado que os elementos históricos são fundamentais para o entendimento do PROEJA na atualidade, compreendendo inicialmente o movimento e as contradições presentes nas reformas curriculares apontando para um retrocesso na educação brasileira.
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PROEJA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: o que a história tem a dizer sobre as novas reformas?
Nathalia Rissane Costa Gomes