ANALFABETISMO FUNCIONAL, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AÇÕES DA ESCOLA NA PRODUÇÃO DE PESQUISAS ENTRE 2011 E 2016.
Titulo
ANALFABETISMO FUNCIONAL, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AÇÕES DA ESCOLA NA PRODUÇÃO DE PESQUISAS ENTRE 2011 E 2016.
Autor (es)
Luciane de Sousa Lopes Araújo
Resumo
O presente trabalho aborda a relação das ações da escola com o analfabetismo funcional. O interesse pelo tema ocorreu ao observar que uma parcela significativa de alunos das escolas públicas brasileiras encontra-se em situação de fracasso escolar. Tal fato se reflete em publicações, como as divulgadas pelo INAF (Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional), que demonstram que grande parte da população brasileira encontra-se na condição de analfabetos funcionais. A presente dissertação teve, então, o objetivo de investigar o que a produção acadêmica - dissertações e teses - tem obtido sobre o analfabetismo funcional e sobre alfabetização e letramento, e como essas produções avaliam a eficácia dos métodos de alfabetização. Para tanto, foi realizado um levantamento de investigações sobre analfabetismo funcional, métodos de ensino e alfabetização e letramento, expressas nas dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação no Brasil. Esta pesquisa tem como pano de fundo a discussão teórica entre Capovilla e Seabra e Emília Ferreiro a respeito dos métodos de alfabetização, o que se torna discussão fundamental para a pauta dos cursos de formação de professores, e ainda para a alfabetização e letramento, conforme Magda Soares e Roxane Rojo. O levantamento apontou a importância das vivências com situações de letramento em seu cotidiano para todos dentro da escola, principalmente para aqueles que tiveram pouco acesso à cultura letrada
Description
ANALFABETISMO FUNCIONAL, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AÇÕES DA ESCOLA NA PRODUÇÃO DE PESQUISAS ENTRE 2011 E 2016.
Luciane de Sousa Lopes Araújo