UMA REFLEXÃO SOBRE A AUTODECLARAÇÃO DA SEXUALIDADE A PARTIR DA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Titulo
UMA REFLEXÃO SOBRE A AUTODECLARAÇÃO DA SEXUALIDADE A PARTIR DA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Autor (es)
Joseanne Aparecida Maramaldo Levi | José Gregório Viegas Brás
Resumo
Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa e quantitativa, com apoio bibliográfico e documental. Muntarbhorn (2016), afirma que existem muitos desafios relacionados ao estereótipo e que as pessoas querem ser o que já são, mas, para isso, precisam enfrentar a discriminação. Segundo o Relatório de Violência Homofóbica no Brasil (2013), encontramos 36,4% sofreram violência discriminação relacionada a sua orientação sexual. Na metodologia foi escolhida de modo aleatório uma instituição pública de ensino superior, na cidade de São Luís no estado do Maranhão, com a participação dos alunos matriculados no primeiro, quarto e oitavo período no curso de licenciatura. A coleta de dados aconteceu nos meses de abril a maio de 2018, todos os questionários foram aplicados dentro da escola. Na questão Por que você acha que o(a) professor(a) pode declarar sua orientação sexual em sala de aula? – alunos(as) do 1º período, a maioria, 46%, responderam: o professor tem liberdade / sua orientação não vai influenciar. No 4º período, 12%, responderam: o professor deve dar aula / sua vida pessoal não interessa. Já no 8º período, 69%, responderam: o professor tem liberdade / sua orientação não vai influenciar. Nota-se que os resultados encontrados em torno do tema, apresentam, correlação com a religião, como a variável norteadora da maioria das respostas dos sujeitos participantes
Palavras-Chave
Sexualidade. | Professores | Autodeclaração