A_V__S_C 2.pdf
Titulo
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITO E CONTEXTO DA LEITURA E DA ESCRITA NO BRASIL
Autor (es)
Andréia Vaz Cunha de Sousa
|Samuel Luis Velázquez Castellanos
Resumo
Neste trabalho abordam-se as mudanças nos conceitos e contextos relacionados à alfabetização e ao letramento na história da educação brasileira, como resultado de múltiplos elementos implícitos que giram em torno dos diferentes âmbitos sociais, culturais, econômicos e políticos que têm permeado o processo de escolarização no Brasil. Objetiva-se compreender a história da alfabetização e do letramento a nível de nação, baseando-nos na pesquisa bibliográfica e das contribuições teóricas da Mortatti, além de outros diálogos com Soares, Solé, Kleiman, Mary Kato e Tfouni. Torna-se relevante esta pesquisa para se conhecer e entender a trajetória da alfabetização no país e identificar nas práticas pedagógicas atuais os aspectos que ainda permeiam este processo. Questiona-se sobre as mudanças pelas quais passaram os conceitos de alfabetização e letramento em várias temporalidades, o que aos profissionais da educação permite visualizar suas próprias práticas e reconhecer que concepção de ensino permeia o processo de alfabetização e letramento que ministram, possibilitando-lhes o entendimento sobre a relevância de alfabetizar e letrar, embora usando conceitos distintos, porém indissociáveis. Entende-se que o letramento surge diante da necessidade de compreender a escrita e a leitura como uma construção histórica, social e política presente no contexto dos indivíduos; conhecimentos que sofrem alterações conforme as novas mudanças que ressignificam seus usos, uma vez que se antigamente era suficiente escrever no papel e ler em livros, hoje é necessário saber interagir com esses conhecimentos nas práticas sociais.
Palavras-Chave
Letramento
|Alfabetização
|História da educação