A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.pdf
Título
A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Autor(es)
Bruno de Oliveira Aquino
|Matheus Maia Roque
Resumo
A prática interdisciplinar é uma importante ferramenta para a educação formadora de sujeitos sociais comprometidos com o saber integrado, trazendo-os a desfrutar de suas múltiplas faces disciplinares e buscando romper, na realidade acadêmica, as fronteiras e linguagens entre as disciplinas. Através de um estudo bibliográfico que traz célebres autores desta linha de pesquisa (FRIGOTTO, 2008; FAZENDA, 2008; MORIN, 2003, JAPIASSU, 1976; dentre outros), este trabalho consiste de forma não impositiva a discutir um conjunto de práticas interdisciplinares que, não delimitando a definição engessada, podem nortear os profissionais da área de educação e as instituições educacionais a atingirem um sistema que propicie aos discentes uma experiência para além do tecnicismo. O tema é desenvolvido em quatro capítulos, iniciando com a introdução onde são apresentados os objetivos da pesquisa bibliográfica e a justificativa para a realização da mesma, seguido do capítulo dois que discorre um arcabouço histórico partindo das transformações sociais advindas da Revolução Industrial, avançando para o modelo toyotista de produção e tecnologização na década de 1970 e finaliza com as atuais diretrizes educacionais em conjunto com o relatório da UNESCO de 1998; o capítulo três enumera em quatro tópicos as práticas interdisciplinares que partem de diferentes visões de atuação: a) das competências dos docentes, b) das práticas de pesquisa e a pesquisa-ação, c) das tipologias das práticas e d) das organizações interdisciplinares; o capítulo quatro finaliza então as discussões trazendo as posições dos autores quanto às práticas interdisciplinares apresentadas. Dessa forma, foi possível estabelecer a fundamentalidade da prática interdisciplinar para a formação integral dos sujeitos sociais e do saber científico, todavia, sem reduzi-la a um único modelo ou matriz. A prática interdisciplinar figura com a necessidade de profunda aplicação de todo corpo envolvido no setor educacional, devendo ser abordada e aplicada com as especificidades dos variados ambientes de ensino superior
Palavras-chave
nterdisciplinaridade | Práticas interdisciplinares. | Formação
Resumo
A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA
Título
A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.pdf