Andressa Layane dos Santos Sousa, Mayane de Sousa Ferreira, Joelson de Sousa Morais
Título
HISTÓRIA DO ENSINO SOCIOEMOCIONAL: os benefícios da disciplina para alunos e professores do 4º ano do CEFA
Resumo
A Educação Socioemocional é um dos novos temas no campo educacional. Sua origem ainda é considerada recente, porém, em muitos lugares do mundo, educadores escrevem, aos poucos, a história dessa temática tão presente e necessária no ambiente escolar. A presente pesquisa busca refletir acerca da trajetória histórica do ensino socioemocional, aliando-o à experiência vivenciada pelos educandos do 4° ano do ensino fundamental do Centro Educacional FACEMA (CEFA). Esta investigação é permeada pela seguinte problemática: quais os benefícios trazidos pela disciplina Educação Socioemocional para os alunos e professores do 4° ano do ensino fundamental do CEFA? O objetivo geral desta pesquisa é analisar a história da disciplina de Educação Socioemocional. Os objetivos específicos são: entender o ensino da disciplina no 4° ano do ensino fundamental do CEFA; compreender os benefícios trazidos para alunos e professores com a inserção da disciplina Educação Socioemocional no currículo escolar; e conhecer os desafios enfrentados pelos docentes em relação à elaboração das aulas referentes à disciplina. Os autores que fundamentam esta pesquisa são Goleman (2001), Tacla (2014), Delors (1998) e outros teóricos que abordam a temática. Esta nova forma de ensinar está contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é uma das exigências da contemporaneidade que a todo o momento se constrói como um espaço de mudança constante. Esta pesquisa se baseou na observação e na entrevista com as docentes que aplicam a disciplina na turma do 4° ano do ensino fundamental. A escola tem fornecido um número extenso de ferramentas educacionais e formativas para alunos e professores, com o apoio da Escola da Inteligência, idealizada pelo Dr. Augusto Cury (programa de educação que visa o desenvolvimento da inteligência emocional). É preciso entender que para as novas gerações, é necessário o desenvolvimento de habilidades e capacidades emocionais, sociais e afetivas, que até a algum tempo atrás eram pouco cobradas no ambiente escolar. Com a reconfiguração das metodologias de ensino, o que antes era tido como objetivo, teórico e mecânico, passou por modificações que revelaram um ensino humanizado, crítico e libertador.
Palavras-chave
História da Educação Socioemocional. Professor. Aluno.
Resumo
HISTÓRIA DO ENSINO SOCIOEMOCIONAL: os benefícios da disciplina para alunos e professores do 4º ano do CEFA
Título
Andressa Layane dos Santos Sousa, Mayane de Sousa Ferreira, Joelson de Sousa Morais