Antonia Carla Frazão Ribeiro, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
Título
ESCRITAS DE SI COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO: eu professora alfabetizadora, contribuições da atividade atos de leitura triangulada para a minha prática docente.
Resumo
Neste artigo apresenta-se o resultado de uma investigação sobre as contribuições dos Atos de Leitura Triangulada – ALT – para a alfabetização e letramento de crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade socioeconômica de uma escola ludovicense. Essa pesquisa teve como objetivo geral fazer uma análise das contribuições dos ALT no processo de alfabetização e letramento de alunos em situações de vulnerabilidade social e econômica da UEB. Maria José Vaz dos Santos, escola localizada no bairro do João de Deus. Também é comunicado a contribuição dos ALT para o meu processo formativo de professora alfabetizadora e agente de letramento social. Nesse trabalho é feito uma discussão sobre a história, práticas e políticas de alfabetização no Brasil. São destacados estudos de Vygotsky (2007) e autores como Kleiman (2012), Ferreira (2014), Charlot (2000), Freire (1996), Peres (2016), Mortatti (2013), estudos de Rosa (2010), autora dos ALT. Utilizei vários instrumentos para a produção de dados. Pois a pesquisa foi realizada em dois períodos e com dois grupos. O primeiro momento da investigação ocorreu em 2017 e o segundo em 2018. Com primeiro grupo de crianças o instrumento utilizado foi a técnica de grupo focal (Gatti, 2005). Com o segundo grupo coletei dados por meio de narrativas autobiográficas, em que os sujeitos da pesquisa fizeram narrativas sobre o que significou os ALT nas suas vidas. Apresenta-se narrativas dos agentes sociais que participaram da investigação (crianças e adolescentes), foram dados voz a eles para dizerem se os ALT contribuíram nos seus processos de alfabetização e letramento escolar e social. Concluo confirmando que os ALT é uma atividade de apoio no processo de aprendizagem da língua materna de crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social e econômica, pois permite a eles segurança nesse processo de alfabetização, desenvolve a autonomia para ler e escrever, para vivenciar práticas de letramento social e desenvolve o gosto e o prazer pela leitura e escrita.
Palavras-chave
Alfabetização. Atos de leitura triangulada. Extensão universitária
Resumo
ESCRITAS DE SI COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO: eu professora alfabetizadora, contribuições da atividade atos de leitura triangulada para a minha prática docente.
Título
Antonia Carla Frazão Ribeiro, Marise Marçalina de Castro Silva Rosa