Dayane Silva Nascimento
Título
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: relação teoria e prática
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o estágio como fator indispensável na construção da prática de ensino; bem como relacionar a teoria e prática a partir da realidade encontrada no ambiente da sala de aula. Tendo em vista que o estágio era apenas um meio de inserir o aluno no mercado de trabalho. Porém, hoje o mesmo se tornou um momento de pesquisa e reflexão capaz de proporcionar um crescimento profissional, sendo assim de grande importância para o enriquecimento da pratica e contribuição para a construção de nossa identidade profissional. A partir de então, é possível relacionar a teoria estudada no decorrer do curso escolhido com a realidade da sala de aula, observando o aluno de forma sensível, analisando todos os aspectos que o envolve, sem fazer um julgamento prévio. Viver a docência vai além do conhecimento propriamente científico, é compreender o aluno em sua totalidade e singularidade, saber que ele vai muito além de um nome qualquer e que todos são iguais. Portanto, o estágio é um treinamento onde possibilita o desenvolvimento da nossa prática docente, pois um docente bem preparado profissionalmente atua como agente na construção de cidadãos críticos e participativos na comunidade em que vivem. A motivação em realizar este trabalho se deu a partir de um estagio supervisionado ocorrido em uma Escola da Rede Municipal de Ensino, localizada na cidade de Imperatriz-MA. Com o intuito de alcançar os objetivos que norteiam este trabalho, optou-se pelo estudo de alguns referenciais teóricos como Pimenta (2008), Arroyo (2007), Lima e Aroeira (2014), dentre outros. Vale ressaltar que teoria e prática devem estar entrelaçadas, lado a lado e que o estágio vem como meio de nos aproximar a realidade futura e assim buscar soluções para eventuais problemas, pois compreende- se que é na relação da teoria com a prática que aprendemos como enfrentar desafios pessoais e profissionais.
Palavras-chave
Estágio. Prática docente. Ensino.
Resumo
A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: relação teoria e prática
Título
Dayane Silva Nascimento