Estela Marques Dias
Título
ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: Uma Reflexão Sobre a Prática e Ensino.
Resumo
O Ensino de História nos anos inicias proporciona aos alunos uma ampla reflexão sobre os processos de mudanças que ocorrem no mundo possibilitando o interesse pela investigação e a pesquisa, além disso, o ensino de História também tem como uma de suas funções, propiciar momentos para construção do pensamento crítico, voltado para a formação de sujeitos históricos capazes de transformar sua própria realidade. Diante desses fatos, compreende que a prática pedagógica no ensino de História passou por diversas transições ao longo dos anos, o que possibilitou importantes mudanças na forma de pensar e agir sobre a História atualmente. Sendo assim, o presente trabalho objetivou refletir sobre diferentes práticas de ensino presente na disciplina de História ministrada em algumas escolas públicas de ensino fundamental na cidade de Codó-Maranhão. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica para identificar as diversas transformações sofridas no ensino de História no Brasil e assim perceber a importância da formação da consciência histórica dos alunos com base na prática pedagógica voltada para este ensino. É importante informar-se também sobre os documentos que trazem orientações necessárias para um melhor trabalho dessa disciplina na sala de aula. Desse modo, procuramos investigar como funciona esse ensino na cidade de Codó- Maranhão. Antemão foi realizado uma pesquisa de campo em duas escolas no terceiro e quarto ano do ensino fundamental, utilizando como principais instrumentos de pesquisa, a observação e anotações. Assim, diante das informações coletadas, que apesar das conquistas adquiridas acerca do ensino de História, ainda é bastante comum ver que as aulas são executadas de forma tradicionais, onde as atividades são elaboradas com base na repetição e memorização de informações, além disso, as aulas de História são aplicadas no mesmo tempo que a aula de Geografia não havendo distinção entre as áreas o que dificulta a aprendizagem dos alunos. Também constatamos que é dada pouca importância para essa disciplina, devido das diversas dificuldades encontradas no ambiente da sala de aula, como o analfabetismo, alta taxa de repetência, péssima infraestrutura, falta de recursos didáticos, exigência da aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Português, sobrecarga de trabalho sofrido pelo professor entre outros fatores.
Palavras-chave
Ensino de História. Prática Pedagógica. Ensino Fundamental.
Resumo
ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: Uma Reflexão Sobre a Prática e Ensino.
Título
Estela Marques Dias