Fabricia Feitosa Barreto, Jheimeson Henrique Sousa Silva
Título
O LÚDICO COMO FATOR DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A brincadeira é um instrumento indispensável na formação física, intelectual e motora do indivíduo pois por meio dela, a criança se desenvolve, tendo a possibilidade de integrar-se socialmente, além de progredir no âmbito cognitivo e perceptivo. Nessa visão, o presente trabalho tem por objetivo abordar a função do lúdico na evolução infantil dentro do espaço escolar, compreendendo o papel da instituição como agente impulsionador dessa fase da infância e contribuinte em sua experiência diária, depois da família. Buscando enriquecer a prática do cotidiano em sala de aula, a pesquisa propõe desmistificar o imaginário dessas atividades dentro do espaço educacional, apenas como distração, considerando que o papel do docente é fundamental durante essa formação nos anos iniciais. Assim, o artigo foca em analisar o poder da aprendizagem no ambiente de ensino colocando os alunos como o centro dessas atuações, tratando a brincadeira como fonte de comunicação entre eles. Outro objetivo do trabalho é constatar também como o professor pode reorganizar essas atividades no meio educacional e melhorar a qualidade dessas interações coletivas utilizando métodos atrativos para os alunos visando enriquecimento em sua aprendizagem. Por entender que esse meio promove a experiência mais concreta no desenvolvimento infantil, faz-se imperativo analisar de forma breve e sucinta, as bases que solidificam essa prática a partir do conceito chave que rege a sociologia da infância, considerando a contribuição de autores importantes para a educação brasileira que construíram a base para o ensino aprendizagem do aluno nos anos iniciais. A análise busca expor também a forma como a brincadeira tem a função de familiarizar diferentes mundos utilizando as dinâmicas e as oportunidades oferecidas por meio da convivência entre as crianças. Nessa perspectiva também é importante analisar os princípios defendidos pela LDB 9394/96 no tocante ao cumprimento dessas funções curriculares em sala de aula valorizando a cultura infantil em sua totalidade. Como suporte teórico, o trabalho utilizou as fontes bibliográficas de Piaget (1982), Vygotsky (1991) e Antunes (2003).
Palavras-chave
Ludicidade. Ambiente Escolar. Aprendizagem.
Resumo
O LÚDICO COMO FATOR DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título
Fabricia Feitosa Barreto, Jheimeson Henrique Sousa Silva