Joelma da Silva Trindade, Maria do Socorro Pereira Lima
Título
A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA PARA AS MENINAS ABAETETUBENSES NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS: as práticas educativas e suas intencionalidades (1953-1971)
Resumo
Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Representações da educação de meninas do Instituto Nossa Senhora dos Anjos em memórias de ex-alunas” que integra o projeto de pesquisa aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/UFPA, sob o título “História e memória do Instituto Nossa Senhora dos Anjos: O impacto na ação educacional de meninas abaetetubenses (1953-1980)”. A pesquisa investiga que representações as ex-alunas que estudaram entre 1953 a 1971, naquilo que se refere a intencionalidade das práticas educativas do instituto direcionadas à sua formação como meninas. Utilizou-se como principal fonte de análise as narrativas orais de ex-alunas que estudaram na instituição no período circunscrito e documentos advindos do arquivo da referida instituição. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como documental e bibliográfica apoiada nos pressupostos teóricos da Nova História Cultural, além disso, associa-se ao método da História Oral os registros memorialísticos de 09 ex-alunas na faixa etária acima de 65 anos sobre as representações que elas fazem da educação que tiveram na instituição. A pesquisa dialogou ainda com teóricos do campo da história da educação, tais como: Roger Chartier (1990); Borges, Silva e Machado (2012); Braun (2013); Libâneo (1924) entre outros. O cruzamento dos dados encontrados nas fontes escritas e orais evidenciam que o Instituto Nossa Senhora dos Anjos representa para as ex-alunas uma instituição que defendia uma educação, sobretudo religiosa, a qual orientava as atitudes e o comportamento das alunas, tanto dentro da instituição como em outros espaços sociais. Para as ex-alunas, como o instituto era regido pelas Irmãs Missionárias Capuchinhas, as práticas escolares que elas vivenciaram quando meninas e alunas da referida instituição evidenciavam a formação moral e social, de modo que todas as alunas viessem a seguir valores em nome de uma ideologia cristã que defendia a disciplina comportamental da mulher, o recato, a obediência, o respeito, além de outros valores que reforçavam um padrão feminino difundido pela sociedade da época. Essas ex-alunas se transformaram em donas de casa, mães e esposas, ou se formaram para exercer a profissão de professoras na própria instituição.
Palavras-chave
Representações de educação. Práticas Educativas. História de Instituições
Resumo
A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA PARA AS MENINAS ABAETETUBENSES NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS: as práticas educativas e suas intencionalidades (1953-1971)
Título
Joelma da Silva Trindade, Maria do Socorro Pereira Lima