Larissa de Oliveira, Alexandra Araujo Monteiro
Título
UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BACABAL-MA
Resumo
O presente trabalho propõe uma análise sobre o ensino de produção textual em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, localizada em Bacabal – Ma. Ao observarmos as aulas de produção textual e fazermos alguns diários de campo sobre ensino de produção textual na turma do primeiro ano do ensino médio da referida escola, percebemos como o processo de ensino de produção textual influencia o processo de escrita do aluno. Em razão disso temos o seguinte questionamento como ponto norteador: Como é trabalhada a produção de texto nas aulas do primeiro ano do ensino médio? Nossa investigação apoia-se na perspectiva de que é possível reconhecer através dos diários de campo a abordagem utilizada pelo professor e a influência dessa abordagem no texto dos alunos. Dessa forma, temos como objetivos: selecionar os diários de aulas sobre o ensino de produção textual, destacar através dos diários de aulas a abordagem utilizada pelo professor e mostrar como o processo de ensino se reflete no processo de escrita do aluno por meio da produção textual destes. A metodologia utilizada segue a interpretação dos textos lidos, destacando a pesquisa de campo que realizamos em uma escola pública da cidade de Bacabal. Para o desenvolvimento desta pesquisa recortamos dois diários de aulas de produção textual, e três textos dos alunos do primeiro ano do ensino médio. Fundamentamos esta pesquisa nos trabalhos de Faraco (2009), que mostra algumas contribuições para a organização das áreas de linguagem; Geraldi (2006), que fala sobre a presença do texto na sala de aula, entre outros autores. Concluímos que, o fato de a professora centralizar as suas aulas de produção textual na resolução de questões da língua portuguesa, influencia no processo de produção do aluno, que apresenta dificuldades por não desenvolver o processo de escrita.
Palavras-chave
Ensino. Produção textual. Escola Pública.
Resumo
UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BACABAL-MA
Título
Larissa de Oliveira, Alexandra Araujo Monteiro