Maria das Neves Alves Ramos, Ana Cláudia Batista da Silva, Denílson Medeiros dos Santos
Título
ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA PAULINHO DOS SANTOS EM TIMBIRAS (MA)
Resumo
motivo, seu ensino assume um papel de fundamental relevância para a construção e aprimoramento do conhecimento do aluno, formando assim sua consciência histórica e influenciando na sua vida social. Nesse sentido, a história deve contribuir para a percepção do discente como ser integrante e participativo, capaz de compreender e transformar a sociedade a qual está inserido. Acrescentando-se a esse aspecto, há a necessidade de se incorporar diversos meios, materiais e vozes que contribuam para a produção de conhecimento e aprendizagem de história, levando em consideração os saberes prévios do aluno e seu cotidiano. Além disso, é preciso que o professor de história esteja em constante atualização e reflexão da sua prática pedagógica a fim de diversificar suas práticas em sala de aula. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho relaciona-se ao eixo temático métodos e práticas de ensino, objetivando discutir a importância do uso estratégias diversificadas no ensino de História, tendo como tempo previsto para execução de aproximadamente dois meses. Para o desenvolvimento da pesquisa serão utilizados como referenciais teóricos, Martins (2008); Oliveira (2013); Onório e Triviso (2017) e Vieira e Toniosso (2018), além de questionários para a investigação de estratégias do ensino de história utilizadas pelos professores da escola Paulinho dos Santos em Timbiras (MA). Todo esse processo colabora numa reflexão sobre o papel do ensino da história na sociedade contemporânea e as metodologias de ensino desenvolvidas pelos professores que atuam na escola pesquisada. Pode-se constatar, a partir deste estudo, que o conhecimento histórico é indispensável ao exercício da cidadania. Nesse sentido, faz-se necessário que em determinados momentos educativos, o aluno também exerça o papel ativo, tornando-se protagonista no processo de ensino e aprendizagem. Essa prática possibilitará a compreensão do mundo que o cerca, o desenvolvimento do seu pensamento crítico e o conhecimento e construção da sua própria história.
Palavras-chave
Historia. Estratégias de ensino. Conhecimento.
Resumo
ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA PAULINHO DOS SANTOS EM TIMBIRAS (MA)
Título
Maria das Neves Alves Ramos, Ana Cláudia Batista da Silva, Denílson Medeiros dos Santos