Maria Léia da Silva dos Reis, Maria do Carmo da Silva Reis, Deusilene Costa Teixeira (
Título
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA: uma análise sobre a prática docente e do livro didático
Resumo
O Ensino de História é de suma importância para o desenvolvimento intelectual do aluno pois permite que o mesmo compreenda seu contexto histórico e as relações sociais, os locais designados a cada cidadão dentro da sociedade, entender sobre sua identidade fazendo uma reflexão do passado com os acontecimentos atuais. Neste sentido, a pesquisa tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas do professor de história nos anos iniciais do ensino fundamental, da rede pública de ensino na cidade de Codó-Ma. Para isso, surgiu-se a necessidade de analisar o livro didático utilizado pelo professor do 2º ano da Escola Municipal José Domingos Araújo no município de Codó no Maranhão para posteriormente, realizar uma pesquisa de campo, com a finalidade de observar como esta disciplina está sendo trabalhada pelo professor, se utiliza o livro didático, de que forma estes conteúdos estão sendo passados e quais conteúdos, entre outras indagações. Após a coleta dos dados fez- se uma comparação com alguns autores tais como: Fernandes (2018); Ribeiro (2013); Candote (2013) e Bittencourt (2018) e também com os Parâmetros Curriculares Nacionais de História (PCNs). Para estes autores, o ensino de história é parte integrante no processo de elaboração do conhecimento, destacam ainda que o estudo histórico deve estar relacionado com a realidade dos alunos de forma que as vivências locais sejam contextualizadas, de modo que os alunos tenham um aprendizado significativo. Neste sentido, os resultados obtidos nos mostram que o Ensino de História já apresenta alguns aspectos do cotidiano, porém ainda precisa ser melhorado, afinal não há um conhecimento programático e acabado, mas sim, um processo de construção. Portanto, é importante que o professor valorize os conhecimentos prévios dos alunos para que os mesmos possam construir seus próprios conhecimentos tornando-se um ser participativo no meio social, bem como compreender as transformações ocorridas ao longo da história ao seu redor. Palavras-chave
Palavras-chave
Ensino de história; prática docente; livro didático.
Resumo
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA: uma análise sobre a prática docente e do livro didático
Título
Maria Léia da Silva dos Reis, Maria do Carmo da Silva Reis, Deusilene Costa Teixeira (