Mariana Ribeiro Cardoso Sousa
Título
A AVALIAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
Resumo
A avaliação na Educação Infantil tem um papel fundamental para que se possa haver um desenvolvimento significativo do aluno, a mesma deve estar comprometida com a aprendizagem dando condições para que a criança aprenda e se desenvolva, pois quando o professor avalia ele pode agir em cima daquilo que ele notou ser dificuldade dos alunos. Avaliar o ensino da matemática na educação infantil tem se mostrado um desafio, no instante em que se compreende as particularidades desta modalidade da educação, pois o sentido de avaliar a criança pequena foge dos testes e provas e baseia-se basicamente na observação da aprendizagem que propicia portanto o desenvolvimento da criança. A presente pesquisa parte da seguinte problemática: Como acontece a avaliação do ensino da matemática na educação infantil em uma creche municipal de Imperatriz? Tendo assim como objetivos analisar a avaliação do ensino da matemática na educação infantil a luz da teoria histórico cultural; analisar como o ensino da matemática esta sendo desenvolvido na educação infantil; identificar como ocorre a avaliação dentro do processo de ensino aprendizagem da matemática na educação infantil; verificar como a teoria histórico cultural pode auxiliar na construção do processo de avaliação do ensino de matemática na educação infantil. A pesquisa está sendo realizada em uma creche municipal da cidade de Imperatriz, em duas turmas de primeiro período, será utilizado enfoque dialético, pois existe a necessidade do diálogo entre os sujeitos pesquisados. Os dados da pesquisa estão sendo obtidos através da observação e a partir da entrevista semiestruturada. A teoria histórico cultural embasa este trabalho, pois a mesma compreende o homem como um ser histórico e cultural que se desenvolve a partir das relações com o meio social e assim se apropria de novos aprendizados podendo portanto se desenvolver em seu meio. Percebe-se então a necessidade de ter como ponto de partida para este trabalho tal concepção de homem, pois é no ambiente da sala de aula que a criança estabelece muitas de suas relações e tais relações corroboram em seu aprendizado e portanto no seu desenvolvimento.
Palavras-chave
Avaliação. Ensino da matemática. Educação infantil
Resumo
A AVALIAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
Título
Mariana Ribeiro Cardoso Sousa