J_A_de_S_L.pdf
Título
LACUNAS E POSSIBILIDADES NA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO: Estado da Arte
Autor (es)
João Antônio de Sousa Lira
Resumo
Este artigo tem como objetivo fazer um levantamento do Estado da Arte das pesquisas realizadas em História da Educação do Maranhão que tem como recorte temporal o período de 1930 a 1960 e que foram produzidas entre os anos de 2013 a 2017. Utilizou-se a pesquisa Estado da Arte de caráter bibliográfico e que tem como função analisar produções acadêmicas em um determinado assunto. Utilizou-se o do Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando como descritores: história da educação, história da educação do maranhão, educação maranhense, sujeitos da história, história e memória da educação. Foram encontrados 55 trabalhos. Desses, a partir da leitura dos resumos, selecionamos 12 trabalhos que perpassam o recorte temporal do objeto de estudo do autor (1930-1960), sendo 10 dissertações de mestrado e 02 teses de doutorado. Constatou-se lacunas quanto a produção de trabalhos acadêmicos que tenham como recorte temporal em história da educação do Maranhão o período do Estado Novo e Pós-Estado Novo, bem como lacunas regionais, uma vez que os trabalhos aqui analisados têm seus objetos de estudos situados na região norte e leste maranhense. Mediante tais lacunas, estas surgem como possibilidade de reclamar elementos historiográfico da história da educação do maranhão afim de contemplar novos objetos e sujeitos.
Palavras-chave
História da Educação | História da Educação do Maranhão | Estado da Arte