S_M_P__M_de_A_R__V_B_D.pdf
Título
ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: origens do debate nos cursos de pedagogia no Estado do Pará
Autor (es)
Suellem Pantoja | Monika de Azevedo Reschke | Viviane Dourado
Resumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar como se originou o debate acerca do ensino e da pesquisa em História da educação no Pará. Para realizar tal debate utilizamos como fonte primária o Relatório do “I Seminário de História da Educação: Ensino e Pesquisa”, realizado na Universidade Federal do Pará, no ano de 1996, evento que contou com a participação de professores, pesquisadores e alunos de graduação em pedagogia vinculados à história da educação. O seminário se constituiu como um espaço de debate, com vistas à construção de uma síntese crítica acerca do ensino e também da pesquisa no campo da história da educação, nesse sentido visou fomentar as discussões a respeito das metodologias adotadas para o ensino da disciplina “historia da educação” nos cursos de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e na Universidade da Amazônia (UNAMA). Na tentativa de traçarmos a trajetória da disciplina história da educação nos cursos de licenciatura em pedagogia das universidades já citadas utilizamos os trabalhos de Almeida-Sá (2006); Cury (1999), Tanuri (1998) entre outros. O relatório do I Seminário de História da Educação: Ensino e Pesquisa revela que não havia uma unidade de abordagem para a disciplina, a carga horária era distinta e os conteúdos abordados seguiam a classificação tradicional dos períodos históricos, assim como os extensos programas acabavam fazendo com que os educadores priorizassem determinados conteúdos em detrimento de outros. Por outro lado percebemos também que as ementas não apresentavam tópicos que contemplassem a Histó
Palavras-chave
Formação de professores | Curso de Pedagogia | História da educação