GUTIERRES, DAMIANA GUIMARAES_CASTRO, CESAR AUGUSTO.pdf
Título
OS PROFESSORES DA ESCOLA NORMAL DO PARÁ: Antônio Marques de Carvalho e Paulino de Almeida Brito
Autor(res)
Damiana Valente Guimarães Gutierres
|César Augusto Castro
Resumo
Os professores da Escola Normal do Pará do início do século XX tinham uma formação variada, exerciam outras funções além do magistério, eram médicos, literatos, coronéis, jornalistas, escritores, autores de livros, bacharéis em Direito, entre outros. Em decorrência da escassez de professores primários no Pará, a necessidade de formação desses professores e também da sociedade em acompanhar as mudanças decorrentes advindas com as propostas republicanas e o ciclo da borracha, muitos profissionais foram chamados a aturem na área da educação para suprirem essas necessidades. Assim, este artigo insere-se no eixo intelectuais e pensamento educacional e trata sobre os professores da Escola Normal do Pará: Antonio Marques de Carvalho e Paulino de Almeida Brito. A escolha desses dois professores foi aleatória, a partir do inventário sobre nomes dos professores da Escola Normal que foi coletado nos Programas de Ensino da referida escola dos anos 1903, 1905, 1917, 1918 e 1919 e na Revista: A Escola: órgão official do ensino, resultando em 34 (trinta e quatro) nomes encontrados, sendo 30 (trinta) nomes de professores e 4 (quatro) nomes de professoras. O objetivo deste artigo é apresentar as biografias de Antonio Marques de Carvalho e Paulino de Almeida Brito, abordando como suas histórias de vida influenciaram em sua formação educacional e sua atuação como professores da Escola Normal. Elegemos como período cronológico o de atuação destes professores na Escola Normal do Pará. As fontes primárias utilizadas são os Programas de Ensino da Escola Normal do Pará, Termos de Exames, Jornais, Revistas de Ensino e as secundárias são os livros da coleção: introdução à literatura no Pará, coletados no arquivo do Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP), antiga Escola Normal do Pará, no seção de Obras Raras da Biblioteca Pública Arthur Vianna do Centro Cultural Tancredo Neves (CENTUR), na Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, na Biblioteca do Fórum Landi e na Hermeroteca da Biblioteca Nacional Digital. As conclusões do trabalho mostram que a formação diversificada desses professores ajudou a enriquecer suas atuações no magistério ao ampliar a sua cultura. O contato com outros profissionais, por meio das diversas funções exercidas para além do magistério, serviu como uma forma de aumentar o seu prestigio na sociedade e em consequência na escola.
Palavras-chave
Professores
|Escola Normal do Pará
|História da Educação