MORAIS, JOELSON DE SOUSA_SOUSA, ANDRESSA LAYANE DOS SANTOS.pdf
Título
UMA TESSITURA HISTÓRICA DO SER PROFESSORA EM INÍCIO DE CARREIRA: rememorar um passado fazendo-se no presente
Autor(res)
Joelson de Sousa Morais
|Andressa Layane dos Santos Sousa
Resumo
Este artigo, de abordagem qualitativa, trata-se de uma pesquisa que prima pelo recurso metodológico das “Histórias de vida”, tendo como instrumentos de investigação: diário de campo e observações, realizada com 03 (três) professoras iniciantes, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa escola pública de Caxias-MA. O recorte cronológico compreende um contexto contemporâneo, por buscar dá visibilidade às histórias formativas do ser e fazer-se professora no século XXI, na constituição de suas identidades profissionais, mais especificamente, situadas no ano de 2014, período este em que foi realizada a investigação com as professoras iniciantes. Os objetivos do estudo são: compreender as implicações das histórias de vida na constituição da docência de professoras em início de carreira, bem como refletir acerca das potencialidades e usos das histórias de vida no desenvolvimento profissional de professoras iniciantes. O artigo se inscreve no âmbito da história da educação, em especial, no contexto maranhense, com foco na captação dos saberes e fazeres de professoras iniciantes, no cotidiano escolar, as quais são intelectuais que estão se constituindo profissionalmente mediado pelos múltiplos espaços/tempos socioculturais e históricos que atravessam suas histórias de vida ao longo do percurso existencial. A perspectiva teórico-epistemológica parte dos princípios de Josso (2010), Candau (2012), Delory-Momberger (2008), Nóvoa (2010), Catani (et al, 2003), entre outros. Os resultados evidenciam que o ser professora rememorado nas falas e histórias de vida das professoras iniciantes pesquisadas trazem inúmeras implicações profissionais por ter escolhido a docência como vida e profissão, as quais obtiveram contributos pelas suas experiências vivenciadas no passado em fazeres relacionadas à educação, bem como influência da família e das próprias escolhas pessoais para exercer a profissão docente. Portanto, pensar o passado narrando-o no presente, constitui uma outra história de ser professora, mediando outras tantas possibilidades de praticar e fazer o cotidiano nos processos de aprender e ensinar como professoras iniciantes no contexto contemporâneo.
Palavras-chave
Histórias de Vida
|História da Educação
|Professoras Iniciantes