OLIVEIRA, CAMILLA VANESSA CHAGAS PEIXOTO DE_CESAR AUGUSTO CASTRO_SALOMAO, KATHIA.pdf
Título
A TRANSNACIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO DE MADRE SAVINA PETRILLI NO INSTITUTO SANTA CATARINA DE SENA, EM BELÉM DO PARÁ
Autor(res)
Camilla V. C. P. de Oliveira
|César Augusto Castro
|Kathia Salomão
Resumo
O presente texto, tem como objetivo discutir e narrar a trama da vida e obra missionária de Madre Savina Petrilli sob o olhar epistemológico da História do Intelectual e Cultural. Ao abordar a cultura como rede conectora entre o homem e o mundo, é imprescindível não observar que na História da Educação no Pará, as práticas educativas da religiosa solidificou uma comunidade no notável Instituto Santa Catarina de Sena (1910), o qual firmou-se na capital paraense como instituição modelo (católica) e produto cultural que foram pensados desde a Itália, onde a finalidade desses dispositivos era educar (formação) meninas em condições de vulnerabilidade social, orfandade e pobreza. Assim, destaca-se a presença da ordem religiosa denominada de “Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena” no território paraense (legitimada pela madre Savina), que solidificou o espaço educativo produtor de uma cultura específica por meio de suas ações educativas. Contudo, foram válidas as contribuições metodológicas dos conceitos de Práticas e representações pensados por Roger Chartier (1990), na tentativa de compreender a visibilidade dessa educação diante da sociedade.
Palavras-chave
Intelectual
|Práticas Educativas.
|Meninas