A CONCEPÇÃO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: analisando diversos olhares
Titulo
A CONCEPÇÃO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: analisando diversos olhares
Autor (es)
Dayane Silva Nascimento | Julliana Silva Enes Carvalho | Leandro Conceição dos Anjos | Ilma Maria de Oliveira Silva
Resumo
O presente trabalho pretende analisar os diversos olhares dos alunos do terceiro ano da rede pública estadual de Imperatriz Maranhão sobre os povos indígenas. Nesse contexto, o trabalho fundamentou-se nas seguintes questões norteadoras: Registrar a concepção dos pesquisadores acerca dos povos indígenas construídas no decorrer da educação básica, uma vez que, durante esta modalidade de ensino, pouco se ouve falar sobre os povos indígenas, normalmente, se dá uma pequena ênfase no “dia do índio”. Averiguar a percepção que os livros didáticos do ensino médio trazem sobre a cultura indígena, visto que nos mesmos foi observado pouco conteúdo que abordasse a cultura e diversidade indígena, já que ao analisar o livro didático é visível que ele não foge da história contada sobre os grandes heróis e grandes feitos, e não fala da luta das minorias que construíram e lutaram pela sociedade. Analisar a visão dos alunos do ensino médio acerca dos povos indígenas, que segundo o questionário aplicado aos alunos, percebeu-se que os alunos possuíam pouco conhecimento acerca dos povos e da cultura indígena. Para chegar às conclusões sobre a temática, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como metodologia empregada, pois fez-se necessária no percurso da construção do artigo. A partir da pesquisa bibliográfica, perpetuou-se a necessidade de abordar a análise da percepção que os alunos do ensino médio da rede pública estadual de Imperatriz trazem acerca dos conhecimentos sobre os povos indígenas. As conclusões mostraram que ainda que seja pouco trabalhado nas escolas a cultura indígena, os acadêmicos se interessam em conhecer um pouco mais sobre a cultura destes povos e cabe a equipe escolar, se empenhar mais no exercício de movimentos culturais que abordem e ensinem os jovens alunos a compreender e respeitar a diversidade cultural que tanto estes povos, quanto qualquer outro trazem em seu dia a dia. Autores como: Berta Ribeiro e Manuela Carneiro da Cunha subsidiaram a seguinte análise
Palavras-Chave
Povos indígenas | Ensino médio | Livro didático