DESAFIOS ATUAIS APONTADOS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Titulo
DESAFIOS ATUAIS APONTADOS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Autor (es)
José Gregório Viegas Brás | Joseanne Aparecida Maramaldo Levi
Resumo
É uma pesquisa de campo, de natureza mista, com apoio bibliográfico e documental. Conforme Louro (1997), questões sobre gênero não é negar, mas constituir uma relação sobre corpos sexuados, seguindo os preceitos biologicamente orientados, mas com a valorização da construção social e historicamente demarcados. Reforçando, Foucault (1988) diz sobre a sexualidade, como uma criação social, estabelecida pelas construções dos papéis apresentados como regras a serem seguidas, sob o prejuízo de serem penalizados pela discriminação e∕ou preconceito da sociedade que legitima estas normas de acordo com seus valores. O objetivo desta pesquisa foi buscar a percepção dos sujeitos participantes na escola sobre o tema. Na metodologia foi escolhida de modo aleatório uma instituição de ensino superior, na cidade de São Luís/MA, com a participação dos alunos no 1º, 4º e 8º período no curso de licenciatura. A coleta de dados aconteceu em 2018, os questionários foram aplicados na Universidade. Na questão. Em sua opinião, quais tipos de problemas ocorrem neste estabelecimento de ensino superior, relacionados às questões de gênero e sexualidade, entre os(as) alunos(as)? – alunos(as) do 1º período, 13%, responderam: preconceito. No 4º período, 19%, responderam: olhares de rejeição gays / lésbicas. Já no 8º período, 38%, responderam: preconceito. Os dados coletados e categorizados com as variáveis: período cursado no momento da pesquisa, idade, religião, profissão, renda e questões sobre gênero e sexualidade. Nota-se que os resultados encontrados em torno do tema, apresentam, correlação com a religião, como a variável norteadora da maioria das respostas dos sujeitos participantes.
Palavras-Chave
Sexualidade | Gênero | Universidade