J_A__I_B__V_M.pdf
Titulo
A CIRCULAÇÃO DE IMPRESSOS NO BRASIL OITOCENTOS E A PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS
Autor (es)
Joseane Abílio de Sousa Ferreira
|Ingrid Karla Cruz Biserra
|Vanderlucia Mamedo Bezerra
Resumo
Os estudos desenvolvidos sobre a História dos livros didáticos e de outros impressos apontam a importância de investigações acerca da cultura imprensa, destacando tais documentos como ferramentas de disseminação cultural. Para este trabalho temos como objetivo apresentar considerações acerca da circulação da produção didática, em especial a de Geografia e sua relação com a história dessa disciplina escolar no Brasil, no contexto do século XIX e meados do século XX. Para tanto, nosso estudo toma como base teórico-metodológica a História das disciplinas escolares, buscando entender a difusão de uma Geografia escolar que se fez presente nos livros didáticos publicados no período supracitado, os debates educacionais, os processos de produção e autoria desses livros. Neste texto focalizaremos a circulação desses impressos no intuito de compreender, a partir da História da Educação, como este processo se dava tendo em vista as reduzidas possibilidades de se fazer circular ideias e textos em um país com elevado número de analfabetos e pouca comunicação entre as diversas regiões do país. Esta reflexão nos aproxima da ideia de escolarização, entendendo-a como um processo que extrapola os muros da escola e o que está ao seu redor, ou seja, o fenômeno da escolarização como produto e produtor das práticas sociais. Dessa forma, escolher os impressos como fonte ou objeto de pesquisa implica analisá-los como suporte material de práticas de leitura, buscando compreender a sua materialidade, as formas por meio das quais ele chega ao leitor, bem como, seus suportes e meios de circulação. Sobre os estudos que tomam os livros didáticos como fonte ou objeto de pesquisa, destacamos que esses procuram entender tais documentos como suporte material de práticas de leituras, que guardam consigo indícios de um modelo de educação, marcado por uma organização pedagógica que indicava os conteúdos ensinados e as formas de expressão dos textos escritos. Nesse sentido, consideramos que o livro como qualquer outro impresso é um objeto cultural que materializa o saber ensinado, sendo um dos materiais didáticos que se configura como suporte pedagógico e instrumento de memorização dos saberes a serem ensinados.
Palavras-Chave
Disciplina escolar
|Impressos
|Livros didáticos