R_A__A_S__G_F.pdf
Titulo
REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO NAS CARTILHAS MUTIRÃO DO MEB1: dispositivos de leitura e escrita para os jovens e adultos das escolas radiofônicas do Brasil (1963-1968)
Autor (es)
Rogerio Andrade Macie
|Adriane Beatriz Lima de Souza
|Geisa Bruna de Moura Ferreira
Resumo
O presente estudo se propõe analisar as representações de educação constituída em duas cartilhas “Mutirão” do MEB, enquanto dispositivos de leitura e escrita para os jovens e adultos das escolas radiofônicas do Brasil. Metodologicamente, utilizamos a Abordagem da Nova História Cultural com o uso das representações teóricas e metodológicas em Chartier (1990), Chartier (1991) e a cartilha como um objeto de consumo em De Certeau (2014; 2010) que nos possibilitaram identificar as práticas culturais projetadas pelo Movimento de Educação de Base com a produção para as mais variadas escolas radiofônicas. Assim, as duas cartilhas escolares “Mutirão” e “Mutirão Saúde” foram localizadas no acervo digital do Centro de documentação Professor Casemiro dos Reis Filho - (CEDIC – PUC – SP). Para análise das cartilhas utilizou-se o primeiro eixo de análise das representações metodológicas de Chartier sobre a estrutura, forma, frequência e dispositivo, sendo configurados como elementos existentes nas cartilhas escolares “Mutirão” e “Mutirão Saúde”. Constatou-se que as cartilhas mutirão foram confeccionadas durante o contexto da ditadura militar em 1965, após a cartilha “Viver é Lutar”. Nas duas cartilhas, as representações de educação estão atreladas a uma estrutura de representações textuais e imagéticas como proposição de leitura e escrita para os jovens e adultos das escolas radiofônicas do Brasil. Concluiu-se, dessa forma, que as cartilhas são dispositivos que os sujeitos escolares professores das escolas radiofônicas deveriam utilizar durante suas aulas para educar os jovens e adultos nas escolas radiofônicas. Os elementos textuais e imagéticos possuem representações de educação sobre o incentivo dos sujeitos escolares educandos para o trabalho em comunidade que trata sobre “homem trabalhador” “sua saúde” relações do homem como “filho de Deus”, sobre “o trabalho agrícola” e dentre outras atividades. Todas as representações de educação contidas nas cartilhas estão relacionadas às práticas culturais de conhecimentos sobre “cooperação”.
Palavras-Chave
Representações de Educação
|Cartilhas Escolares Mutirão
|Escolas Radiofônicas