A_B__G_B.pdf
Titulo
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: formação de professores na cidade de Timbiras-MA
Autor (es)
Ana Cláudia Batista da Silva
|Gleiciane Brandão Carvalho
Resumo
De acordo com a evolução humana, entrelaçam-se conceitos diversos em relação ao componente curricular matemática. Assim sendo, algo que deve ser enfatizado é que essas ideias e construções estão pautadas em uma história que propicia ligações e reflexões sobre ações praticadas ao longo do tempo. Nesse seguimento, o ensino da Matemática surgiu na Mesopotâmia, com um caráter pragmático utilizado pelos escribas, dando enfoque somente a resolução de problemas cotidianos, sem nenhuma ligação com filosofia e história. Porém, na Grécia a matemática tornou-se mais abstrata e assumiu uma postura filosófica própria. No entanto, houve uma interrupção dessa evolução pela igreja católica com ensinamentos de normas e comportamentos. Mas com o passar dos tempos surgiram as universidades que possibilitaram a ampliação da história da educação Matemática, e no final do século XIX a matemática passa a ter uma visão didática e a formação de professores de matemática (que antes não havia especificamente na área), passa a ser melhorada e ser pensada dando ênfase em conteúdo, porém havendo necessidade de aprimoramentos. Partindo dessa premissa, o presente trabalho encontra-se incluso no eixo “Escrita da História da Educação” abordando sinteticamente a história da educação matemática vinculada à formação de professores. Nesse sentido, objetiva-se entender de que maneira a matemática tem sido inserida nas escolas públicas da cidade de Timbiras- (Ma) e de que modo ocorreu a formação dos profissionais atuantes. Para o desenvolvimento dessa investigação utilizou-se uma pesquisa bibliográfica em artigos científicos de alguns autores que discorrem sobre a temática como: Miguel, Garnica e Igliori (2004); Gomes (2005); Brandt e Moretti (2016); Cabral e Carneiro (2017) e também, será utilizado um questionário com alguns professores da rede pública da cidade citada. Seguindo tais caminhos pode-se concluir que apesar de já haver pesquisas relacionadas à história da educação matemática, ainda há necessidade de aprofundamento do tema. E também, a formação de professores na área de matemática necessita de inovações, pois a falta de interligação entre teoria e prática vêm causando resultados negativos ao longo dos tempos, assim como a reprodução de práticas de acordo com a escolarização obtida, o que pode desenvolver dificuldade para aprender e ensinar.
Palavras-Chave
História da Educação
|Matemática
|Formação de Professores
|História