O MARCO DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO: o fazer e pensar a ciência
Titulo
O MARCO DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO: o fazer e pensar a ciência
Autor (es)
Jaíne Fernanda Jaques Miranda
|Suzele Mira da Costa
|Ariadne da Costa Peres Contente
Resumo
O marco da história do pensamento científico acaba influenciando diretamente na formação e prática docente, na forma de fazer e pensar a ciência, que por sua vez se desdobra no cotidiano do professor e em sua prática, resultando nitidamente em uma formação baseada no modelo de racionalidade técnica. É nesse contexto que a pesquisa em questão tem como objetivo em um primeiro momento compreender como se estabeleceu e se consolidou o modo de pensar e fazer ciência que vigora ainda na sociedade atual, reforçando um discurso de supervalorização da pesquisa de cunho científico, um conhecimento tido como dominante frente aos outros conhecimentos. Para isso lançamos mão dos pensamentos de Latour (1985), Descartes (1979) e Comte (1990) na tentativa de compreender tal processo histórico. Após apresentamos sob a luz de Adorno e Horkheimer (1985) uma nova perspectiva de pensar a formação de professores voltada a formação do educando.
Description
O MARCO DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO: o fazer e pensar a ciência.
Jaíne Fernanda Jaques Miranda;
Suzele Mira da Costa;
Ariadne da Costa Peres Contente.