PERMANENCIA DE INDIVIDUOS TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR
Titulo
PERMANENCIA DE INDIVIDUOS TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR
Autor (es)
Regina Maria Gomes Vilar de Albuquerque
|Jhone Robson da Silva Costa
|Miller Ferreira Muniz
Resumo
Dentre tantos obstáculos enfrentados por indivíduos transexuais, a inclusão destes no sistema educacional tem se tornado uma problemática bem relevante, tendo em vista que isso é um fator que contribui para a marginalização destes e os priva de ascender socialmente. investigar as condições que dificultam a permanência de populações transexuais no ensino superior. trata-se de uma revisão bibliográfica a partir artigos selecionados das bases de dados das plataformas Google Acadêmico e Scielo, publicados no período de 2008 a 2018. Inúmeros fatores prejudicam a permanência desse grupo no ensino superior, dentre estes o principal é a condição financeira, seguido do sentimento de não pertencimento (SCOTE, 2016). Outro fator é a dificuldade no acesso ao direito à personalidade, que engloba a luta pelo nome que represente sua identidade e consequente acesso a cidadania (CARVALHO, 2016). Esses quatro fatores se tornam decisivos na dinâmica normal em sociedade e são potencializados nas universidades, onde existe uma competição natural tanto por reconhecimento acadêmico, profissional e por espaço. Apesar destes grandes entraves as discussões sobre transexualidade não estagnaram e a pouco tempo, a adoção do nome social por algumas instituições, entre elas a Universidade Federal do Amapá, que foi pioneira, trouxe uma pequena contribuição para o acesso do indivíduo transexual a cidadania, favorecendo assim a permanência desses indivíduos em instituições de ensino. Diante dos fatos analisados é imprescindível a recognição dos direitos básicos dos transexuais como cidadãos, tal como a criação/melhoria de Políticas Públicas
Description
PERMANENCIA DE INDIVIDUOS TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR.
Regina Maria Gomes Vilar de Albuquerque;
Jhone Robson da Silva Costa;
Miller Ferreira Muniz.