ISSN: 2236-3971 EIXO 1EIXO 2EIXO 3EIXO 4EIXO 5EIXO 6EIXO 7EIXO 8PÔSTEREIXO 1 EIXO 1: Métodos e Práticas de Ensino. TÍTULO: HISTÓRIA DO ENSINO SOCIOEMOCIONAL: OS BENEFÍCIOS DA DISCIPLINA PARA ALUNOS E PROFESSORES DO 4° ANO DO CEFA || AUTOR(ES): Andressa Layane dos Santos Sousa; Mayane de Sousa Ferreira; Joelson de Sousa Morais.TÍTULO: ESCRITAS DE SI COMO DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO: eu professora alfabetizadora, contribuições da atividade Atos de leitura triangulada para a minha prática docente || AUTOR(ES): Antonia Carla Frazão Ribeiro; Marise Marçalina de Castro Silva Rosa.TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA || AUTOR(ES): Bruno de Oliveira Aquino; Matheus Maia Roque.TÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA || AUTOR(ES): Dayane Silva NascimentoTÍTULO: ESCOLA MODELO BENEDITO LEITE NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM SÃO LUÍS-MA: conversando sobre método || AUTOR(ES): Delcineide Maria Ferreira Segadilha.TÍTULO: ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA E ENSINO. || AUTOR(ES): Estela Marques Dias; Mirelle Brandão Alves.TÍTULO: O LÚDICO COMO FATOR DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO || AUTOR(ES): Fabricia Feitosa Barreto; Jheimeson Henrique de Sousa Silva.TÍTULO: A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA PARA AS MENINAS ABAETETUBENSES NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS: AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E SUAS INTENCIONALIDADES (1953-1971) || AUTOR(ES): Joelma da Silva Trindade; Maria do Socorro Pereira Lima.TÍTULO: UMA NOVA PRÁTICA NAS AULAS DE HISTÓRIA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL || AUTOR(ES): Juliana Siqueira Pires.TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BACABAL || AUTOR(ES): Larissa Emanuele da Silva Rodrigues de Oliveira; Alexandra Araujo Monteiro.TÍTULO: TEORIA PSICOSSEXUAL DE FREUD PARA RESOLVER PROBLEMAS EM SALA DE AULA || AUTOR(ES): Linda Sarah Bandeira Medeiros.TÍTULO: ESTRATÉGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA PAULINHO DOS SANTOS EM TIMBIRAS (MA) || AUTOR(ES): Maria das Neves Alves Ramos; Ana Cláudia Batista da Silva; Maria Evelta Santos de Oliveira.TÍTULO: MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS METODOLOGIAS MAIS RECORRENTES NA ESCOLA MUNICIPAL TALMIR QUINZEIROCODÓ-MA || AUTOR(ES): Maria Evelta Santos de Oliveira.TÍTULO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E DO LIVRO DIDÁTICO || AUTOR(ES): Maria Léia da Silva dos Reis, Maria do Carmo da Silva Reis, Deusilene Costa TeixeiraTÍTULO: A AVALIAÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL || AUTOR(ES): Mariana Ribeiro Cardoso Sousa.TÍTULO: FORM(A)ÇÃO DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE MÉTODO E PRÁTICA || AUTOR(ES): Nayara da Silva Queiroz; Maria José Nélo.TÍTULO: “O RELATO ESTÁ ALI, COMO A VIDA”: CONVERSAS SOBRE LINHA DO TEMPO, PERIODIZAÇÃO E DIDÁTICA DA HISTÓRIA || AUTOR(ES): Susanna Fernandes Lima; Raquel Cristina Coelho; Fabiana Silveira Carvalho.TÍTULO: A PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL || AUTOR(ES): Sebastiana Francisca Reis Martins; Gleiciany da Cruz Silva; Gleiciane Brandão Carvalho.EIXO 2 Eixo 2: Cultura material e patrimônio. TÍTULO: CULTURA MATERIAL ESCOLAR NA CARTILHA “VIVER É LUTAR” E AS REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NOS SISTEMAS EDUCATIVOS RADIOFÔNICOS DO BRASIL (1961- 1964) || AUTOR(ES): Adriane Beatriz Lima de Souza; Rogerio Andrade Maciel; Jaqueline dos Santos SouzaTÍTULO: OS LIVROS ADOTADOS NO LICEU MARANHENSE PELAS LINHAS DO JORNAL "PACOTILHA" (1889-1930): uma análise a partir da Cultura Material Escolar || AUTOR(ES): Andréia Monteiro CarvalhoTÍTULO: NAS ENTRELINHAS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA: VESTÍGIOS DE CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA DÉCADA DE 30 || AUTOR(ES): Cristiane Moreira de VargasTÍTULO: A REPRESENTATIVIDADE DOS LIVROS DE LEITURA DE AUTORES MARANHENSES NO JORNAL O PAIZ (1863 - 1889) || AUTOR(ES): Jarina Serra SantosTÍTULO: A criação e instalação do Lyceu no Maranhão pelas linhas do Publicador Official (1838 -1841) || AUTOR(ES): Mateus de Araujo SouzaTÍTULO: MUSEU E ESCOLA: CONHECER PARA PRESERVAR || AUTOR(ES): Maiara Thais de Sousa Cardoso; Ana Caroline de Lima SilvaTÍTULO: OBJETOS PRECISOS PARA A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA DO PARA: A AQUISIÇÃO VIA CASAS ESTRANGEIRAS || AUTOR(ES): Marlucy do Socorro Aragão de Sousa; César Augusto CastroTÍTULO: ENTRE POEIRA, LIVROS E SABERES: O PATRIMÔNIO BIBLIOGRÁFICO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARÁ (IHGP) || AUTOR(ES): Paulo Wesley Nascimento Rosa Beatriz Paiva de Araujo Rafaela Silva da SilvaTÍTULO: LIVROS ESCOLARES PRODUZIDOS NO BRASIL E EM PORTUGAL NO PERÍODO DE 1820 A 1920: GRAMÁTICAS || AUTOR(ES): Rosane da Silva BarrosEIXO 3 Eixo 3: Instituições escolares e políticas educacionais. TÍTULO: A BIBLIOTECA COLTED NO ENSINO PRIMÁRIO DE AMARANTE DO MARANHÃO || AUTOR(ES): Áquila Caroline Brandão de SouzaTÍTULO: PODERES POLÍTICOS, LUGARES POLÍTICOS:aspectos sobre a produção do Regulamento de 2 de fevereiro de 1855 no Maranhão Imperial || AUTOR(ES): Alexandre Ribeiro e SilvaTÍTULO: O Currículo Escolar no Brasil Imperial: Reflexões sobre a prática de ensino || AUTOR(ES): André Luís de Sousa Arruda; Fabrícia Feitosa BarretoTÍTULO: MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE FLORIANO/PIAUÍ (1996 A 2016) || AUTOR(ES): Barbiton de Araujo Torres; Andréia MartinsTÍTULO: Gestão da educação de jovens e adultos no governo Lula: a agenda política e a formulação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) || AUTOR(ES): Edvan Wilson Ferreira PintoTÍTULO: Dilemas e potencialidades da gestão democrática na escola básica || AUTOR(ES): Francisco Willams Campos Lima; Maria Gorete Rodrigues de Brito.TÍTULO: A INSTITUIÇÃO EDUCATIVA SEVERIANO CARDOSO: aspectos de sua trajetória educacional || AUTOR(ES): Luzianne dos Santos; Vera Maria dos Santos; Raylane Andreza Dias Navarro Barreto.TÍTULO: Os saberes A e PARA ensinar matemática no curso normal maranhense (1874-1920) || AUTOR(ES): Maria do Carmo Alves da CruzTÍTULO:EDUCAÇÃO NO MARANHÃO E GRÃO-PARÁ NO FINAL DO XVIII E COMEÇO DO XIX || AUTOR(ES): Flávio P. Costa Júnior.TÍTULO: DO ASSISTENCIALISMO AO CUIDADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: impertinências e impossibilidades ou necessidades e possibilidades? || AUTOR(ES): Maria José de Melo Alvim Aguiar; José Carlosde Melo.TÍTULO: MOBRAL: as memórias das alunas nas entrelinhas da alfabetização de jovens e adultos em Nina Rodrigues-MA || AUTOR(ES): Stéfanno Fabrício Oliveira SousaTÍTULO: O Liceu Ribamarense I: a prática pedagógica de educação integral no ensino escolar || AUTOR(ES): Valéria Duarte de Oliveira Fernandes; Luzinete Nascimento FrazãoTÍTULO: Política de educação escolar indígena no Brasil: contradições e impasses || AUTOR(ES): Zeneide Pereira CordeiroTÍTULO: O Colégio Universitário do Maranhão no contexto das escolas de aplicação brasileiras || AUTOR(ES): Wilson Raimundo de Oliveira Samuel Luis Velazquez CastellanosTÍTULO: O ensino primário no Brasil: a implantação do modelo graduado de escola || AUTOR(ES): Wellen conceição da silva; Rosângela da silva Barros moura; Jéssica Paulina da Silva CavalcanteTÍTULO: HISTORIOGRAFIA E MEMÓRIA DO COLÉGIO ANCHIETA DO MARANHÃO ATRAVÉS DAS NARRATIVAS DE VELHAS PROFESSORAS NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO (1970 – 1973). || AUTOR(ES): Violeta Cristina Soares MoraesEIXO 4 Eixo 4: Pesquisa, ensino e fontes. TÍTULO: Missões católicas, assistencialismo e educação no litoral e baixada ocidental maranhense (1955-1965) || AUTOR(ES): Claudeilson Pinheiro Pessoa; Alessandra Cristina Furtado.TÍTULO: Migração, leitura e livros: notas sobre a produção de diferença na literatura || AUTOR(ES): Fernando Sampaio Campos; Rubens da Silva FerreiraTÍTULO: Os arquivos das sociedades Pestalozzi: fontes primárias para a história da educação especial no Brasil || AUTOR(ES): Heulalia Charalo Rafante; Natielly de Almeida Santiago; Giusévilly de Souza MelloTÍTULO: A embriaguez na lírica de Hilda Hilst || AUTOR(ES): Juliana Santos PachecoTÍTULO: Lacunas e possibilidades na pesquisa em história da educação do Maranhão: estado da arte || AUTOR(ES): João Antônio de Sousa LiraTÍTULO: Os processos crime do Poder Judiciário como fonte para o ensino de História || AUTOR(ES): Maria Augusta BelucciTÍTULO: Ensino e pesquisa em história da educação: origens no debate nos cursos de pedagogia do Estado do Pará || AUTOR(ES): Monika de Azevedo Reschke; Suellem Pantoja; Viviane DouradoTÍTULO: A percepção de alunos do 4º e 5º ano de escolas públicas da rede municipal de ensino sobre a cultura indígena: analisando olhares || AUTOR(ES): Milena da Silva Santos; Brena Freitas Santos BorgesTÍTULO: O ensino de Língua Portuguesa em 1919/2019 no Maranhão: uma memória Nayara da Silva Queiroz organizada por conteúdos e normas || AUTOR(ES): Maria José Nélo; Venúzia Maria Gonçalves BeloTÍTULO: O papel do professor no ensino de história da África no ensino fundamental I: um debate através do cinema || AUTOR(ES): Raquel Cristina Coelho; Susanna Fernandes LimaTÍTULO: Projeto oceano nas escolas: uma intervenção no ensino escolar auxiliando o estudante na escolha profissional || AUTOR(ES): Thais da Silva Melo; Lucas Pires Oliveira; Felippe Veneziani AbbatepauloEIXO 5 Eixo 5: Intelectuais e pensamento educacional. TÍTULO: ROMPENDO O SILÊNCIO E A OCULTAÇÃO DE ESTER NUNES BIBAS: EDUCADORA E ESCRITORA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO PARÁ. (1888-1972) || AUTOR(ES): Ana Maria Maciel CorrêaTÍTULO: A TRANSNACIONALIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA E EDUCAÇÃO DE MADRE SAVINA PETRILLI NO INSTITUTO SANTA CATARINA DE SENA, EM BELÉM DO PARÁ || AUTOR(ES): Camilla Vanessa Chagas Peixoto de Oliveira; César Augusto Castro; Káthia SalomãoTÍTULO: OS PROFESSORES DA ESCOLA NORMAL DO PARÁ: ANTONIO MARQUES DE CARVALHO E PAULINO DE ALMEIDA BRITO || AUTOR(ES): Damiana Valente Guimarães Gutierres; César Augusto CastroTÍTULO: O CONCEITO DE “EXCEPCIONAL” NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: ORIGEM E SIGNIFICADO NA DÉCADA DE 1930. || AUTOR(ES): Heulalia Charalo Rafante; Cindi Eveli do Nascimento.TÍTULO: ALICE MONTEIRO E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA OS JARDINS DE INFÂNCIA (1932-1942) || AUTOR(ES): Ingrid Karla Cruz Biserra ; Joseane Abílio de Sousa FerreiraTÍTULO: UMA TESSITURA HISTÓRICA DO SER PROFESSORA EM INÍCIO DE CARREIRA: REMEMORAR UM PASSADO FAZENDO-SE NO PRESENTE || AUTOR(ES): Joelson de Sousa Morais; Andressa Layane dos Santos Sousa.TÍTULO: Sousândrade: poeta e pensador educacional? || AUTOR(ES): José Antunes MarquesTÍTULO: IDEIAS EDUCACIONAIS NOS DISCURSOS DE INTELECTUAIS DA GERAÇÃO 1870 || AUTOR(ES): Laisa Dias Santos; Joaquim Tavares da ConceiçãoTÍTULO: A Intelectual Amália Hermano Teixeira e sua contribuição no movimento escolanovista em Goiás- 1937-1963. || AUTOR(ES): Luciana da Silva Martins; Elianda Figueiredo Arantes TiballiTÍTULO: O ENSINO ESCOLANOVISTAS EM GOIÁS ENTRE 1937-1960- UM IDEÁRIO E AÇÕES POLITICAS.|| AUTOR(ES): Luciana da Silva Martins Elianda Figueiredo Arantes TiballiTÍTULO: A CONTRIBUIÇÃO DE JOSÉ CÂNDIDO DE MORAES E SILVA NA EDUCAÇÃO DO INICIO DO IMPÉRIO (1827-1832) EM SÃO LUIS – MA || AUTOR(ES): Milra Alves de OliveiraTÍTULO: REFORMAS EDUCACIONAIS PÓS-1990: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE PESQUISADORES INTELECTUAIS (2000-2018) || AUTOR(ES): Rosana Maria de Souza AlvesTÍTULO: REPÚBLICA, EDUCAÇÃO NACIONAL E FORMÇÃO CIVICA, NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE JOSE VERÍSSIMO || AUTOR(ES): Wanessa Carla Rodrigues Cardoso Damiana Valente Guimaraes GutierresTÍTULO: O LEGADO DA REFORMA PROTESTANTE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO || AUTOR(ES): Thalita Martiliana de Sousa Simas; Damiana Valente Guimarães GutierresEIXO 6 Eixo 6: Etnia, gênero e gerações. TÍTULO: LEIS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO MARANHÃO IMPÉRIO: questões relacionadas ao ensino feminino (1835 – 1889) || AUTOR(ES): Claudio Magno Pereira Farias; Samuel Luis Velázquez CastellanosTÍTULO: O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL || AUTOR(ES): Debora Ribeiro de SousaTÍTULO: QUILOMBOS URBANOS LUDOVICENSES: UMA ABORDAGEM ETNOTERMINOLÓGICA E IDENTITÁRIA DO BAIRRO DA LIBERDADE, SÃO LUÍS-MA || AUTOR(ES): Georgiana Márcia Oliveira Santos; Laryssa Francisca Moraes PortoTÍTULO: REPENSANDO A MULHER NA FILOSOFIA || AUTOR(ES): Isabel Cristina Costa Freire; Iran de Maria Leitão NunesTÍTULO: DESAFIOS ATUAIS APONTADOS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE || AUTOR(ES): José Gregório Viegas Brás; Joseanne Aparecida Maramaldo LeviTÍTULO: UMA REFLEXÃO SOBRE A AUTODECLARAÇÃO DA SEXUALIDADE A PARTIR DA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES || AUTOR(ES): Joseanne Aparecida Maramaldo Levi; José Gregório Viegas BrásTÍTULO: A CONCEPÇÃO SOBRE OS POVOS INDÍGENAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO DIVERSOS OLHARES. || AUTOR(ES): Leandro Conceição dos Anjos Dayane Silva Nascimento; Julliana Silva Enes CarvalhoTÍTULO: JUDAÍSMO TRANSATLÂNTICO: o processo inquisitorial de Mariana Pequena (1713) || AUTOR(ES): Marize Helena de CamposEIXO 7 Eixo 7: Impressos e espaços de leitura. TÍTULO: A CIRCULAÇÃO DE IMPRESSOS NO BRASIL OITOCENTOS E A PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS || AUTOR(ES): Joseane Abílio de Sousa Ferreira; Vanderlucia Mamedo Bezerra; Ingrid Karla Cruz BiserraTÍTULO: UM LIVRO NA MÃO, OUTRO NA CABEÇA E MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR: A BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL BENITO CALIMAN COMO ESPAÇO DE LEITURA E SOCIABILIDADES (VENDA NOVA DO IMIGRANTE /ES – 1990 A 2019) || AUTOR(ES): Suzana Grimaldi Machado; Luciana da Silva Dordenone; Thaís Gregorio XavierTÍTULO: DISCURSO DE DALCÍDIO JURANDIR NA REVISTA ESCOLA (1934): CRIAÇÃO DO CURSO DE PISCICULTURA EM ESCOLAS DA REGIÃO DO SALGADO NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL || AUTOR(ES): Lorena Bischoff Trescastro; Cilene Maria Valente da SilvaTÍTULO: REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO NAS CARTILHAS MUTIRÃO DO MEB : DISPOSITIVOS DE LEITURA E ESCRITA PARA OS JOVENS E ADULTOS DAS ESCOLAS RADIOFÔNICAS DO BRASIL (1963- 1968) || AUTOR(ES): Rogerio Andrade Maciel; Adriane Beatriz Lima de Souza; Geisa Bruna de Moura FerreiraTÍTULO: O DIREITO AO APRENDIZADO DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN || AUTOR(ES): Thiago Aires EstrelaEIXO 8 Eixo 8: Escrita da História da Educação. TÍTULO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: conceito e contexto da leitura e escrita no Brasil. || AUTOR(ES): Andreia Vaz Cunha de SousaTÍTULO: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIDADE DE TIMBIRAS-MA || AUTOR(ES): Ana Cláudia Batista da Silva; Gleiciane Brandão CarvalhoTÍTULO: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO MARANHÃO CONTEMPORÂNEO || AUTOR(ES): José Ribamar Lima SilvaTÍTULO: ENSINO DE TEATRO NA UFRGS ENTRE 1960 E 1973: Tempos de ousadia e paixão || AUTOR(ES): Juliana Ribeiro WolkmerTÍTULO: EDUCAÇÃO DAS MULHERES NO BRASIL IMPÉRIO: DO POLIMENTO CULTURAL À CONSTRUÇÃO DE EDUCADORAS || AUTOR(ES): Leandro de Almeida Costa; Hellen Alice Bandeira Alves dos Santos; Elizânia S. do NascimentoTÍTULO: O CURRÍCULO ESCOLAR NA DITADURA MILITAR: ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS || AUTOR(ES): Maria Roberta de Sousa do Vale; Jéssica Paulina da Silva Cavalcante; Rosângela da Silva Barros MouraPÔSTER PÔSTER – RESUMOS TÍTULO: “ACESSO A EDUCAÇÃO DE ESTUDANTES RESIDENTES NA ZONA COSTEIRA MARANHENSE” || AUTOR(ES): Jhone Robson da Silva Costa; Thais da Silva Melo; Renato Aguiar MiguensTÍTULO: “QUILOMBO SANTA ROSA DOS PRETOS SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA” || AUTOR(ES): Keyliane Maria Sousa CostaTÍTULO: A EFEMÉRIDE PARAENSE EM QUESTÃO: A (DES) CONSTRUÇÃO DO 15 DE AGOSTO NA SOCIEDADE PARAENSE || AUTOR(ES): Athos Matheus da Silva Guimarães; Clodoaldo Lobo dos SantosTÍTULO: A HISTÓRIA DA MÚSICA E A MÚSICA NA HISTÓRIA|| AUTOR(ES): Gabriel Cardoso Da SilvaTÍTULO: A LEI N° 11.645/08 E A INCLUSÃO DA HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS || AUTOR(ES): Josefa Pinheiro Pimentel; Samara Gomes de Oliveira; Maikon Geovane Oliveira Vila NovaTÍTULO: Analfabetismo funcional, alfabetização e letramento: ações da escola na produção de pesquisas entre 2011 e 2016 || AUTOR(ES): Luciane de Sousa Lopes AraujoTÍTULO: FILHAS DA CARIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA SOCIEDADE DE BREJO (1968-2007) || AUTOR(ES): José Carvalho Lima JuniorTÍTULO: JESUÍTAS E OS INTERESSES NO BRASIL REDESCOBERTO || AUTOR(ES): Julio Cezar da Conceição NascimentoTÍTULO: O MANIFESTO DA EDUCAÇÃO: REFLEXÃO E ANALISE DAS PRINCIPAIS IDEIAS || AUTOR(ES): Verônica Santos da SilvaTÍTULO: O MARCO DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CIENTÍFICO: O FAZER E PENSAR A CIÊNCIA || AUTOR(ES): Jaine Fernanda Jaques Miranda; Suzele Mira da Costa; Ariadne da Costa Peres ContenteTÍTULO: PATRIMÔNIO DOCUMENTAL E MEMÓRIA: MAPEAMENTO DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS DA EDUCAÇÃO EM TIMON – MA DÉCADA DE 30 A 80 || AUTOR(ES): Frank da Silva SoaresTÍTULO: PERMANÊNCIA DE INDIVÍDUOS TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR || AUTOR(ES): Regina Maria Gomes Vilar de Albuquerque; Jhone Robson da Silva Costa; Miller Ferreira Muniz ISSN: 2236-3971