M_de_A_R__S_M_P__V_B_D.pdf
Título
ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ORIGENS DO DEBATE NOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DO PARÁ
Autor (es)
Monika de Azevedo Reschke
|Suellem Martins Pantoja
|Viviane Bezerra Dourado
Resumo
Este trabalho tem como objetivo demonstrar como se originou o debate acerca do ensino e da pesquisa em História da educação no Pará. Para realizar tal debate utilizamos como fonte primária o Relatório do “I Seminário de História da Educação: Ensino e Pesquisa”, realizado na Universidade Federal do Pará, no ano de 1996, evento que contou com a participação de professores, pesquisadores e alunos de graduação em pedagogia vinculados à história da educação. O seminário se constituiu como um espaço de debate, com vistas à construção de uma síntese crítica acerca do ensino e também da pesquisa no campo da história da educação, nesse sentido visou fomentar as discussões a respeito das metodologias adotadas para o ensino da disciplina “historia da educação” nos cursos de licenciatura em pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA), na Universidade do Estado do Pará (UEPA) e na Universidade da Amazônia (UNAMA). Na tentativa de traçarmos a trajetória da disciplina história da educação nos cursos de licenciatura em pedagogia das universidades já citadas utilizamos os trabalhos de Almeida-Sá (2006); Cury (1999), Tanuri (1998) entre outros. O relatório do I Seminário de História da Educação: Ensino e Pesquisa revela que não havia uma unidade de abordagem para a disciplina, a carga horária era distinta e os conteúdos abordados seguiam a classificação tradicional dos períodos históricos, assim como o extenso programa acabavam fazendo com que os educadores priorizassem determinados conteúdos em detrimento de outros. Por outro lado percebemos também as ementas não apresentavam tópicos que contemplassem a História da Educação no Pará, sendo a mesma tratada como apêndice apenas na ementa da UFPA.
Palavras-chave
Formação de professores
|Curso de Pedagogia
|História da educação