A_C_B_de_S.pdf
Título
A BIBLIOTECA COLTED NO ENSINO PRIMÁRIO DE AMARANTE DO MARANHÃO
Autor (es)
Áquila Caroline Brandão de Souza
Resumo
O trabalho pretende analisar a Comissão do livro Técnico e do Livro Didático (COLTED) e suas contribuições para o ensino primário de Amarante-Maranhão. O recorte temporal vai de 1964 a 1977 quando o órgão é extinto. A pesquisa investigará a criação da COLTED, órgão criado pelo Ministério da Educação e Cultura, em convenio com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a Agência Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional (MEC/SNEL/USAID). Este órgão foi criado na gestão presidencial de Castelo Branco (1964-1967) e implantado a partir do Decreto n°59.365, em 1966, com o objetivo de expandir a indústria do livro, baratear o livro didático e estimular a leitura no contexto nacional do Regime Militar Brasileiro. Fundamentada numa perspectiva documental e em depoimentos orais, a pesquisa pretende analisar como se dava a escolha de livros técnicos e didáticos a partir da Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático e a composição das bibliotecas escolares. Buscar-se identificar, em nível local, como se dava a organização e utilização do acervo e espaço da Biblioteca COLTED pelo o corpo docente e discente do ensino primário da Escola Padre João Batista Teixeira, situada no município de Amarante, Maranhão. Investigar sobre as possíveis mudanças que ocorreram na concepção dos professores e suas práticas pedagógicas com a chegada da Biblioteca COLTED, na referida escola. Esta pesquisa busca interpretar, a partir de documentos como correspondências, catálogos e relatórios as contribuições da biblioteca COLTED para o ensino primário de Amarante do Maranhão. A partir da história oral selecionaram-se dois ex-alunos e dois ex-professores que participaram a época da Escola Padre João Batista Teixeira, trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os relatos orais são gravados e ao qual Ferreira e Amado, define o uso de relatos orais como uma possibilidade de “esclarecer trajetórias individuais, eventos ou processos que às vezes não tem como serem entendidos ou elucidados” (2006 p. 14). Além das fontes já mencionadas, autores como Krafzik (2006), Nascimento (2013) e Germano (2011) subsidiaram a pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave
COLTED
|Ensino Primário
|Bibliotecas Escolares
Title
A_C_B_de_S.pdf