D_M_S_da_C.pdf
Título
PRINCIPAIS INICIATIVAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL UMA ABORDAGEM NO CONTEXTO HISTÓRICO
Autor (es)
Dyele Maria Sousa da costa
Resumo
O objetivo deste artigo e refletir sobre todo o percurso que tem sido feito com relação à história da educação da primeira infância (0 a 6 anos) no Brasil. A história da educação infantil é marcada por fortes contradições no qual vem se relacionar no papel do qual as mulheres assumiram diante da sociedade e suas repercussões no âmbito familiar, principalmente no cuidado e educação dos filhos. Refletir sobre a educação infantil no Brasil implica em retomar o debate sobre as políticas educacionais que sempre foram escassas no que se refere ao atendimento da criança de 0 a 6 anos de idade. Com recortes históricos entre séculos XIX e século XX podemos analisar a educação enquanto política social foi escolhida pelos teóricos como o elemento de suma importância para uma sociedade assim como para a formação humana para atuar no mercado competitivo. Dialogando com as ideias com alguns autores como Kulhmann Jr. (1998, 2001), Kramer (2001), Kishimoto (1988), dentre outros autores compreende-se que dos quais discutem de forma significativa sobre o mesmo. O método utilizado para a pesquisa foi de caráter bibliográfico a educação infantil nem sempre teve um lugar de destaque na formação da criança pequena. Surgiu como uma instituição assistencial que vinha com objetivo de suprir as necessidades da criança e de ocupar, em muitos aspectos o lugar da família, conclui-se por fim que a educação no Brasil tem toda uma trajetória da qual podemos perceber as diferentes concepções do que se refere às instituições para o atendimento da infância com pauta na educação. A história da educação infantil vem nos trazer revelações sobre as constates lutas durante suas trajetórias para a elite tida como uma única finalidade que era a educativa priorizando apenas o desenvolvimento da criança, para a classe de povo popular era distinta apenas como uma educação moral os desafios para o século XXI é enorme, sendo que de tais são as principais como ampliar fortemente o acesso e melhorar a qualidade do atendimento, visando, sobretudo a garantido direito a educação de milhares das crianças brasileiras
Palavras-chave
Educação
|Criança
|História da Educação Infantil
Title
D_M_S_da_C.pdf