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Título
ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO: O Grupo Escolar Tobias Barreto (1943-1961)
Autor (es)
Juselice Alves Araujo de Alencar | Laisa Dias Santos
Resumo
Ancorado na História Cultural, segundo Chartier (1990), o presente trabalho tem como objeto de estudo as memórias escolares de cinco alunas/professoras que estudaram/atuaram no Grupo Escolar Tobias Barreto, entre os anos de 1943 e 1961. Este período compreende a fundação do referido grupo na cidade de Tobias Barreto e a extinção desse tipo de estabelecimento em âmbito nacional pela Lei 4.024/61. O referido grupo ocupou lugar de destaque no cenário urbano da cidade de Tobias Barreto, localizada no sul do estado de Sergipe, na medida em que deveria ser signo do ideal republicano que envolvia os princípios de ordem, higiene, progresso social, econômico e intelectual – marcos para uma nação que se intentava moderna. Mas afinal, este grupo, o último a ser construído no estado de Sergipe nos moldes das escolas graduadas urbanas, cumpriu com seu objetivo? Até que ponto, em termos de estrutura física, material e humana, atendeu às políticas educacionais vigentes à época analisada? Quais símbolos foram criados por alunos/professores para representar o grupo escolar estudado? Nesse sentido, objetiva-se nesse artigo compreender a configuração do Grupo Escolar Tobias Barreto entre os anos de 1943 e 1961, atentando para elementos da sua materialidade, cultura e práticas escolares. Com vistas a este alcance, foram utilizadas fontes oficiais e textuais como mensagens de governadores, leis, decretos e relatórios e regulamentos da instrução pública, bem como narrativas de cinco alunos e professores que estudaram e/ou ensinaram no referido grupo. Nesse sentido a pesquisa documental, aliada a metodologia da História Oral, segundo Albert (2002), foram privilegiadas. Fez-se ainda o uso do conceito de instituições educativas, de acordo com Justino Magalhães, bem como da categoria de análise “cultura escolar”, segundo Juliá (2004). A partir dos documentos analisados foi possível perceber que o Grupo Escolar Tobias Barreto atendeu aos princípios pedagógicos, arquitetônicos e de mão de obra exigidos à época. Entretanto, esses princípios não necessariamente foram incorporados pelos “agentes chamados a obedecer essas ordens”, pelo menos da mesma forma que foram idealizados, pois houve uma inadequação as condições financeiras, culturais e sociais do cenário urbano onde foi implementado
Palavras-chave
Grupo Escolar
|Sergipe
|História Oral.
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