S_F_O_S.pdf
Título
MOBRAL: as memórias das alunas nas entrelinhas da alfabetização de jovens e adultos em Nina Rodrigues – MA.
Autor (es)
Stéfanno Fabrício Oliveira Sousa
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise histórico-social do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) no município de Nina Rodrigues. O MOBRAL foi uma fundação criada no período
da história brasileira denominada Ditadura Militar (1964-1985). Teve como principal finalidade
desenvolver programas de alfabetização para jovens e adultos não escolarizados e favorecer aos
indivíduos que já sabiam ler e escrever, a continuidade nos seus estudos. À medida que a
fundação foi se estabelecendo, chegando a atuar em todos os municípios do país, diversas
críticas surgiram a respeito de seus métodos e campanhas, o que contribuiu, posteriormente em
sua extinção após quinze (15) anos de existência. Desse modo, temos como objetivo central,
investigar as memórias e os impactos socioeducacionais na vida de alunas que frequentaram o
MOBRAL no município de Nina Rodrigues – MA. Esta investigação foi desenvolvida a partir de
uma abordagem qualitativa, distribuída em fases diferentes, porém, complementares e em
diálogo constante, a saber: Fase exploratória, Fase da coleta de dados, Fase de análise de dados,
e a Fase de relatório. Dialogamos com diversos autores a partir das leituras de Haddad e Di
Pierro (2000), Paiva (1987), Castro (1999), Manzke (2009) Corrêa (1979) entre outros.
Concluímos que, apesar da escassez documental no município, a investigação apresentou
resultados relevantes. Conseguimos, a partir das memórias locais, fazer o levantamento da
quantidade de postos onde funcionaram o MORBAL, nomes de professores e alunos ligados à
instituição no município. Constatamos, ainda, as contribuições que os programas da fundação
desempenharam nas vidas das alunas. Apesar das falhas e carências que a fundação apresentou
durante sua atuação, ficou evidente, que esta proporcionou às alunas investigadas, oportunidades
de vislumbrar um futuro promissor, possibilitando-as realizar o sonho de se tornarem
professoras, de terem melhor qualidade de vida. Nesse sentido, acreditamos que a presente
pesquisa contribui com a historiografia da educação local e regional.
Palavras-chave
História da educação de Jovens e Adultos
|MOBRAL
|Nina Rodrigues – MA
Title
S_F_O_S.pdf