LIVROS ESCOLARES PRODUZIDOS NO BRASIL E EM PORTUGAL NO PERÍODO DE 1820 A 1920: Gramáticas
Resumo
Esta pesquisa é um estudo de caráter histórico com o tema Livros escolares produzidos no Brasil e em Portugal no período de 1820 a 1920: gramáticas. O objetivo principal do estudo é catalogar gramáticas de autores portugueses e brasileiros produzidas no período de 1820 a 1920, para tanto, busca-se listar gramáticas produzidas no período, caracterizar os compêndios produzidos no Brasil e investigar sobre autores brasileiros de gramáticas do período. A catalogação das obras se faz por meio de pesquisa bibliográfica e documental. O trabalho faz parte do projeto de pesquisa A produção do livro didático na Amazônia paraense: gramáticas infantis e livros de leitura (1820 a 1920), vinculado ao Grupo de Estudo em História do Livro Didático na Amazônia (GEHLDA), o qual busca reconstituir aspectos relacionados à produção, regulamentação, difusão e adoção de livros escolares na Amazônia paraense. Até o presente momento, foram catalogadas 157 gramáticas produzidas no Brasil e em Portugal no período de 1820 a 1920, algumas obras encontradas em primeira edição. É de suma importância a documentação e a valorização do livro como documento histórico porque ajuda a constituir aspectos sociais, culturais e educacionais de um país.
Palavras-chave
História do livro escolar. Gramáticas. Catalogação.
Eixo 2
Trabalhos completos
Resumo
Rosane da Silva Barros
Título
LIVROS ESCOLARES PRODUZIDOS NO BRASIL E EM PORTUGAL NO PERÍODO DE 1820 A 1920: Gramáticas