MUSEU E ESCOLA: conhecer para presevar
Resumo
O presente artigo busca, por meio de pesquisa analítica-bibliográfica, identificar e compreender a noção de cultura patrimonial e preservação do patrimônio, bem como apresentar os museus e sua importância para a manutenção das tradições de uma sociedade, relacionando o costume de colecionar artefatos com educação e a significância do sentimento de pertencimento cultural para o desenvolvimento da comunidade em geral. Atrelando cultura e povo, busca-se não apenas destrinchar os termos, mas também analisar como o passado de uma determinada comunidade pode facilitar o entendimento do presente e desenhar caminhos para o futuro. A ideia de patrimônio, perpassa pela concepção de preservação, pois para que algo possa ser considerado um bem material, é necessário que se tenha um alicerce cultural que possa o identificar como representante da malha histórica de determinado povo ou localidade. Só se defende aquilo que se conhece, por isso, considera-se de extrema relevância ter entendimento sobre cultura patrimonial e a escola é uma das instituições sociais mais importantes nesse processo, pois é formadora de opiniões e propagadora de conhecimento, servindo como viés de promoção e difusão dos bens culturais e materiais de cada região. Se trata de um tema ainda bastante tímido no âmbito escolar, mas faz-se importante discutir e propor atividades em sala de aula e extraclasse, extracurriculares e artísticas, para proporcionar aos estudantes vivências significativas com o tão falado patrimônio cultural e material.
Palavras-chave
Cultura. Patrimônio. Museu.
Eixo 2
trabalhos completos
Resumo
Ana Caroline de Lima Silva, Maiara Thais de Sousa Cardoso
Título
MUSEU E ESCOLA: conhecer para presevar
Deixe um comentário