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O Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras – NEDHEL, integra-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação e História e aos Departamentos de Biblioteconomia e Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Criado em 2005, com a finalidade de:

  • Desenvolver estudos e pesquisas em História da Educação e História do Livro (principalmente o Livro Escolar);
  • Levantar e disponibilizar documentos sobre a Educação, Livros, Imprensa maranhense em tempo e espaços diversos;
  • Promover o intercâmbio de pesquisadores (graduação e pós-graduação) em nível nacional e internacional nas áreas de História da Educação e História do Livro;
  • Formar pesquisadores para desenvolverem estudos e pesquisas nas áreas de História da Educação e História do Livro no Maranhão e nas Regiões Norte e Nordeste;
  • Realizar eventos científicos que possam divulgar os estudos e as pesquisas sobre a História da Educação e a História do Livro maranhense;
  • Estimular e desenvolver ampla produção cientifica nas áreas de História da Educação e História do Livro no Maranhão.

Dentre as suas atividades, desenvolve:

  • Pesquisas;
  • Reuniões de estudos;
  • Levantamento, coleta e indexação de fontes históricas;
  • Promoção de cursos de curta e media duração;
  • Produção científica (livros, capítulos de livros, artigos, etc.);

Destaca-se dentre as suas atividades a realização anual do Encontro Maranhense de História da Educação.

O I EMHE foi realizado junto ao II Encontro Norte e Nordeste de História da Educação[1]. A partir de então ficou evidente a relevância da sua promoção sistemática e contínua com periodicidade anual. Além de ser um evento que, em primeira instância, poderia parecer com um encontro local, percebemos a necessidade de ampliarmos o debate em nível regional, nacional e internacional; para tanto, em todas as edições do EMHE temos integrado pesquisadores de diversas IES brasileiras e em algumas delas investigadores de outros países. Isso tem possibilitado um amplo e fértil debate e produções científicas que tem colocado este Encontro no cenário das principais reuniões no campo da História da Educação do Brasil.

A cada edição, o Encontro Maranhense de História da Educação tem ampliando o seu raio de abrangência quer na escolha das temáticas, na participação de pesquisadores de diversas matrizes teóricas e metodológicas e, principalmente, com a presença de estudantes de graduação, pós-graduação e professores das educação básica de diferentes áreas do conhecimento e de várias instituições públicas e privadas do estado do Maranhão e de outras unidades da federação. Assim como de pesquisadores de outros países como França, Espanha, México e Portugal.

O quadro abaixo apresenta de forma resumida aspectos das 11 (onze) edições do Encontro Maranhense de História da Educação.

[1] A primeira edição foi realizada pela Universidade Federal do Ceará, na Cidade de Guaramiranga. Em paralelo ao II Encontro Norte e Nordeste de História da Educação.

Edições, temáticas e participantes dos EMHE´s

Desde a sua criação o NEDHEL contou com a colaboração de 55 (cinquenta e cinco) participantes dentre alunos (graduação – Iniciação Científica – e pós-graduação – mestrado e doutorado) e voluntários (professores da Educação Básica).

Dentre as diversos temas no campo da História da Educação e da História do Livros, temos privilegiado, os seguintes:

  • História das Instituições Escolares e Bibliotecárias;
  • Livros, Leitura e Espaços de Sociabilidades;
  • Imprensa Periódica educacional;
  • Legislação de Educação e Ensino;
  • Cultura Material Escolar.

De igual modo, os estudos e as pesquisas têm centrado esforços sobre o século XIX até a Primeira República (esporadicamente outras temporalidades) no Maranhão, tendo como recorte teórico e metodológico a História Cultural a partir de Michael de Certeau, Roger Chartier, Jean-Yves Mollier, Norbert Elias, Peter Burke, dentre outros.

O NEDHEL, esta registado no Diretório de Pesquisa do CNPq, na FAPEMA e na UFMA.